O Pecado

Publicado em: 26 de outubro de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1260

Tags:

A raiz de todo o mal moral do mundo atual tem origem no pecado original de Adão que é o cabeça natural e representante da raça humana. Muitos pensam que o primeiro pecado é o fato de comer a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, eu entendo que houve outros dois pecados antes: a cobiça de desejar ser igual a Deus, pois foi isso que a serpente prometeu (Gn 3.5) e a  desobediência em comê-lo, uma vez que Deus havia proibido.

O PRIMEIRO PECADO

A queda ocorreu por ocasião da tentação da serpente (Satanás) a Eva, mas você já parou para pensar o porquê a serpente tentou Eva e não Adão diretamente? Existem algumas hipóteses:

  1. Eva não era a cabeça da aliança e, portanto, não tinha o mesmo senso de responsabilidade.
  2. Não tinha recebido diretamente de Deus o mandamento de não comer.
  3. Ela seria o agente mais eficaz para fazer Adão pecar.

Mas de forma alguma pode-se tirar a culpa de Adão, afinal, Eva pecou primeiro, mas ele poderia ter recusado a oferta dela e não ter comido o fruto. Ele é tão culpado quanto ela.

E com o pecado o homem perdeu a imagem de Deus no sentido restrito, tornou-se depravado, incapaz de produzir qualquer bem espiritual (Gn 3.19).

Em decorrência ao pecado original o homem foi expulso do paraíso e privado de comer da árvore da vida e esse pecado ressoou à toda a criação. A terra tornou-se maldita (Gn 3.17) e o homem passa a ter dificuldades para obter seu sustento. Com o pecado passa a existir o sofrimento, pois até então tudo era perfeito.

O CARÁTER ESSENCIAL DO PECADO

O pecado é um tipo específico de mau: todo pecado é mau, mas nem todo mau é pecado (ex.: uma doença).

O pecado tem um caráter absoluto: O homem está do lado certo ou está do lado errado. Não há meio termo. Quem peca está do lado errado totalmente.

O pecado sempre tem relação com Deus e sua vontade: Mesmo quando alguém peca contra um irmão está, primeiramente, pecando contra Deus, pois pecar é “falta de conformidade com à vontade de Deus”.

O pecado inclui culpa e corrupção: Culpa por ter transgredido a lei de Deus, o que torna o homem sujeito ao castigo. A culpa traz a corrupção. Todos são culpados em Adão e por isso nascem com sua natureza corrompida (Jr 17.9).

O pecado habita no coração: O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. Lucas 6:45

Continua na próxima semana.