Nossa História

OS PRIMÓRDIOS

Em 1981, já residiam algumas famílias presbiterianas nos bairros na região norte de Ribeirão Preto, como o Marincek, Geraldo de Carvalho e Jardim Presidente Dutra. Periodicamente realizavam-se cultos evangelísticos e reuniões de oração nos lares destas famílias, sob coordenação da Igreja Presbiteriana Central de Ribeirão Preto, através de alguns de seus membros.

Com uma nova visão de expansão do Reino de Deus através da Igreja como Agência do Reino, a Igreja Central instalou um Ponto de Pregação no Jardim Presidente Dutra, na residência dos irmãos Sr. Itamar de Lima, diácono da Igreja, e sua esposa D. Alcina. Isto se deu precisamente no dia 13 de junho de 1982, às 15 horas. A partir desta data, todos os domingos o trabalho se realizava. Os adultos reunidos na sala, e, no alpendre, muitas crianças da vizinhança.

Ponto de Pregação – Reuniões realizadas na casa do Presbítero Itamar

Muitas pessoas ouviram ali pela primeira vez a Palavra de Deus com uma Bíblia nas mãos. Ouviram preciosas promessas da salvação graciosa de Deus, mediante a fé no seu único Filho, Jesus Cristo, recebendo-o em seus seus corações como seu único e suficiente Salvador, e como o único Senhor das suas vidas.

Outras pessoas nunca quiseram ouvir, e outras ainda, ouviram, mas lamentavelmente, rejeitaram. Assim o trabalho desenvolveu-se, sofrendo mudanças para melhor se adequar à situação vivencial das pessoas ali envolvidas e também comprometidas com Jesus Cristo.

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Pouco tempo depois, só as crianças continuaram a ser instruídas na Palavra de Deus aos domingos. Os adultos passaram a reunir-se nas noites de quinta-feira. No ano seguinte, 1984, essa pequena comunidade nascente recebeu um pastor para por ele ser orientada e dirigida em suas atividades eclesiásticas.

Novo ânimo, fôlego novo, novas perspectivas, um sonho feliz se tornando, realidade. Numa área de mais de 4.000 metros quadrados doada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, no dia 19 de junho de 1984 por volta das 9 horas da manhã, era lançada a pedra fundamental do edifício que seria o templo dessa igreja nascente que viria, pela providência de Deus, a estar estreitamente ligada ao “Lar da Criança”, posteriormente erigido ali.

Com muito esforço e com a ajuda dos membros da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, as obras de edificação do templo começaram e um ano após o lançamento da pedra fundamental ocorre a inauguração do templo.

Lançamento da Pedra Fundamental da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém e do Lar da Criança.

Isto se deu precisamente no dia 30 de junho de 1985, às 15h, por ocasião das festividades do aniversário de Ribeirão Preto. O trabalho foi instalado no novo templo e organizada a Congregação Presbiteriana do Jardim Jandaia. Durante a solenidade de inauguração do templo houve a participação dos Corais da Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, estiveram presentes autoridades e houve um culto de gratidão.

Culto inaugural no templo da Congregação Presbiteriana Bela Jerusalém.
A nascente Congregação, inicia suas atividades regulares em seu templo aos Domingos, com a Escola Bíblica Dominical às 9h da manhã e o culto de adoração às 17h. Às quartas realizavam-se os cultos semanais, às 18h. Por fim aos Sábados havia a reunião dos Jovens no período da tarde.

Vista do Terreno em 1986 – A frente da imagem o Tempo da Igreja

Fruto da cultura presbiteriana de promover o ensino, historicamente a Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém sempre esteve ligada ao Lar da Criança. O projeto concebido pela Igreja Presbiteriana de Ribeirão Preto, não previa apenas a implantação do templo, mas também a criação de um espaço para promover a educação infantil e também funcionar como creche. Por isso inicialmente, além de abrigar as atividades da Congregação Presbiteriana Bela Jerusalém, o templo também abrigou, durante a semana, as atividades do Lar da Criança, servindo de Sala de Aula, Refeitório e até mesmo creche. Com o passar do tempo novas salas foram sendo edificadas no terreno e o Lar da Criança cresceu e hoje oferece a comunidade o ensino e também atividades de lazer aos sábados.

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

No dia 20 de julho de 1987, no templo da congregação Presbiteriana Bela Jerusalém, reuniu-se a comissão especial do Presbitério de Ribeirão Preto para a organização da igreja.

No dia 21 de junho de 1987, houve um culto solene presidido pelo reverendo Wilson de Souza Lopes, contando com a presença do reverendo Silas Daniel dos Santos, reverendo Adilson de Mendonça, presbítero Willis Martins Banks Leite e presbítero Ivan Edson Gomes.

Culto de Organização da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Natanael Machado, presidente do PRPT – Presbitério de Ribeirão Preto, declarou instalada a novel Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém e deu posse ao reverendo Silas como pastor da comunidade. A igreja recebe 56 membros comungantes por transferência e 51 membros não comungantes.

Desde então a Bela Jerusalém cresceu e teve a oportunidade de impactar a vida de muitas pessoas que adentraram, seus portões, buscando o Salvador. e tem como balizas norteadoras os seguintes princípios: Cremos nos cinco pilares defendidos pela Reforma Protestante: Somente a Fé; Somente a Graça; Somente Cristo; Somente as Escrituras e Somente a Deus toda a Glória!

Confira em “Frentes de Atuação” quais são nossos ministérios e áreas de atuação.