Nunca aceite qualquer Glória

Publicado em: 17 de julho de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1273

Tags:

Atos 8.18-22

18 Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito [Santo], ofereceu-lhes dinheiro,
19 propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo.
20 Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.
21 Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
22 Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração;

O ser humano, devido à sua natureza corrompida, é vaidoso e gosta dos holofotes. Há pessoas que têm dificuldades em ver o sucesso dos outros e buscam com todo o empenho a glória para si. Para isso não medem esforços em alcançar seus objetivos e prejudicar o próximo. Se buscar a glória do mundo já é perigoso, imagine então buscar a própria glória dentro da igreja?

Foi isso que aconteceu com Simão, o mágico, que impactado pelos milagres realizados por Pedro e João, propôs comprar o poder do Espírito Santo visando a própria glória, trazendo sobre si severa condenação (At 8.9-25). É preciso diagnosticar o porquê de se estar no ministério pastoral; o porquê de se estar na liderança de um ministério; o porquê de se estar à frente de um grupo de louvor ou fazer parte dele; o porquê de se estar à frente de um concílio; o porquê de se enfatizar com tanta veemência a busca por poder e autoridade espiritual; entre outros.

Devemos tomar cuidado com “a síndrome de Lúcifer” que nos leva a imitar o comportamento do diabo e buscar a própria glória (Is 14.12-14). Quando Cornélio prostrou-se perante o apóstolo Pedro para adorá-lo este disse: “Ergue-te, que eu também sou homem” (At 10.25-26).

Longe de nós idolatrar líderes religiosos ou grupos musicais gospel. Longe de nós buscar a própria glória. Que possamos viver para adorar e glorificar o Grandioso Deus.