O perdão é Melhor do que o Divórcio

Publicado em: 8 de novembro de 2018

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1922

Tags: ,

O livro do profeta Oseias é uma das maiores histórias de perdão e amor encontradas na Bíblia. É a história de um Deus que não desiste de nos amar, apesar de muitas vezes nos esquecermos dele. Também é a história de um homem que não desiste de sua esposa, apesar da traição. O profeta Oseias profetizou no reino Norte entre 750 a 722 a.C.. Deus usou-o para chamar o povo de Deus ao arrependimento, visto que Israel se esquecera do Criador ao atribuir sua prosperidade ao deus pagão Baal (Os 2.7-8; 8.14). Oseias foi casado com Gômer (Os 1.3) e seus filhos se chamavam Jezreel, Desfavorecida e Não-meu-povo (1,3, 6 e 9). Gômer foi uma prostituta cultual e possivelmente apenas o primeiro filho de Oseias era dele. O que o livro de Oseias quer nos mostrar é o paralelo entre os relacionamentos de Deus (o marido fiel) e Israel (a esposa idólatra e infiel) e Oseias (o marido fiel) e Gômer (a esposa infiel) visto que a prostituição na Bíblia também é símbolo de idolatria.

O livro quer nos mostrar que o perdão é melhor do que o divórcio. A Bíblia recomenda o divórcio em dois casos: 1) Quando há traição por parte de um dos cônjuges (Mt 19.9); 2) Quando o cônjuge incrédulo e ferrenho opositor da fé cristã, abandona o cônjuge crente (I Co 7.15).

Apesar de sancionado por Moisés, o divórcio não é ordenado por Deus. Ele foi permitido por causa da dureza de coração do homem (Mt 19.7-8). O livro de Oseias nos ensina que antes do divórcio é necessário lutar pelo casamento e buscar o perdão. Nos tempos de Oseias, quando uma prostituta perdia seu vigor e sua beleza, ela era vendida em praça pública como escrava (Os 3.2). Deus ordena ao profeta Oseias que vá até Gômer, compre-a e traga-a de volta ao lar (Os 3.1-3). É claro que a restauração do casamento de Oseias e Gômer foi dolorosa, pois mesmo comprando-a de volta, Oseias pede que ela espere por ele, não se prostitua mais e prove seu arrependimento (Os 3.3).

Quantas vezes pensamos em divórcio por pequenas coisas? A história de Oseias nos mostra que por mais que a situação seja difícil, o perdão é o caminho mais excelente. Meu desejo é que você lute pelo seu casamento, filhos e por sua família, pois vocês foram feitos para durar!