De hoje em diante Alcool nunca mais

Publicado em: 31 de outubro de 2018

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1589

Tags: ,

O álcool é considerado, hoje, a droga que mais mata pessoas no mundo. Mas como ele pode matar mais que a maconha, a cocaína, o crack, a heroína? O álcool é uma droga lícita. Ele é responsável pela maior parte de mortes, não-naturais, como homicídios e acidentes de trânsito no Brasil, causa dependência na maior parte de seus consumidores, e, além de tudo isso, seu consumo excessivo pode causar doenças hepáticas irreversíveis.  As consequências do alcoolismo são mais graves do que a gente pensa, uma vez que ele é responsável por destruir famílias, o que chamamos de co-dependência. Estatísticas demonstram que a cada alcoólatra, existem pelo menos 5 pessoas que sofrem as consequências junto a ele. Os males são muitos e por isso não é à toa que o sábio, em Provérbios, nos adverte a nem andarmos com os beberrões (alcoólatras).

A grande pergunta é: qual deve ser nossa posição como cristãos diante de tal situação?

Devemos pregar o princípio deixado por Deus através de Paulo em 1 Coríntios 6.12 e 10.23. Apesar do álcool ser uma droga lícita, seu consumo não convém e nem edifica aos cristãos. A Palavra de Deus, em nenhum de seus versículos, nos proíbe de consumir bebidas alcoólicas. Isso tem servido de desculpa para muitos “beberrões gospels” que se esquecem de outros princípios Bíblicos: Honrar pai e mãe, dar bom testemunho, não ser pedra de tropeço a crentes mais fracos, ter domínio próprio, etc. Não é necessário um texto explícito para provar o que está implícito em toda a Bíblia.

Devemos procurar ajuda caso a coisa esteja fora de controle. É muito difícil para um alcoólatra admitir que se tornou dependente da bebida. Também é muito difícil se recuperar dessa enfermidade. Não existe cura para o alcoolismo, mas existe tratamento. Deixar-se morrer por negligência é o mesmo que suicídio. Deve-se procurar ajuda o quanto antes e não deixar isso para amanhã.

Se você é familiar ou próximo de um alcoólatra, e tem sofrido com essa codependencia, nossa igreja oferece apoio gratuitamente para te ajudar a lidar com as decepções e oferecer formas de se curar e ajudar o seu ente querido. Não deixe de se tratar. De hoje em diante, álcool nunca mais.

Post Anterior:
Próximo post: