Sinceridade

Publicado em: 10 de abril de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1355

Tags:

“Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo, especialmente em relação a vocês”

2 Coríntios 1.12

Algumas lojas de departamento expõe em local acessível a opinião dos clientes quanto ao atendimento da loja, deixam exposto, inclusive, quantos ficaram insatisfeitos com o atendimento. Porém nós, em geral, temos dificuldade de se expor às pessoas, inclusive aos mais próximos, especialmente no que se refere às nossas fragilidades.

Por fragilidade refiro-me às nossas limitações, inabilidades, tendências de temperamento, e outras limitações resultados da cultura e educação. Note, porém, que o texto lido fala de sinceridade. Paulo usa um termo que significa ser julgado pela luz do sol, integridade. Dá a ideia de ser transparente, um livro aberto ao público. Mas é muito difícil ser sincero. De fato, podemos tornar difícil a sinceridade. Como?

a) Quando não estamos dispostos à tolerância e aceitação do outro como ele é;

b) Quando não estamos dispostos a entender que o outro não é a pessoa perfeita (ou quase) que esperássemos que ela fosse;

Se não sabemos lidar com o outro em suas fragilidades, saberíamos lidar com as nossas próprias? Algumas pessoas se retraem, se escondem, evitam uma as outras na igreja porque têm medo da sinceridade (dela e dos outras). Mas, a sinceridade é uma virtude, e como tal, requer de nós o melhor, e todo o melhor é mais difícil do que as outras coisas.

No texto bíblico, Paulo está dizendo que de Deus ele recebeu duas coisas: A santidade e a sinceridade. Ainda diz que estas virtudes não são frutos da sabedoria humana, mas da graça de Deus. Todos nós fomos agraciados com a capacidade de ser sinceros. Logo, Deus nos capacitou a aceitarmos uns aos outros nas nossas fragilidades para que assim pudéssemos somar uns aos outros e se tornar uma comunidade forte.