Qual é a Cor de sua Provação

Publicado em: 26 de junho de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 717

Tags: , , ,

Leitura recomendada: Tiago 1.2-4

Tiago afirma em sua carta: “Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações” (Tg 1.2). A palavra “várias” encontrada neste versículo é a tradução da palavra grega “poikilos” que significa literalmente “multicolorida”. Na caminhada cristã passamos por provações de diferentes cores e tonalidades. É comum acharmos que as nossas provações são as piores e que não há ninguém que sofra mais que nós. Corremos o risco de pensar que as nossas provações são de tons escuros e a de outros, de cores bem mais suaves.

O apóstolo Pedro nos alerta a não pensarmos assim, pois sofrimentos iguais aos nossos estão se cumprindo com outros irmãos na fé espalhados pelo mundo (I Pe 5.8-9). Se você comparar suas provações com aqueles que passam fome no Nordeste ou na África, qual seria realmente a cor da sua provação? Se você comparar a sua provação com a mãe que chora por um filho envolvido com o tráfico ou com a marginalidade, qual seria realmente a cor da sua provação? S

e você comparar  sua  provação com a dor dos refugiados sírios, venezuelanos ou haitianos, qual seria realmente a cor da sua provação? Se você comparar sua provação com aquele que está num leito de hospital desenganado pelos médicos, qual seria realmente a cor da sua provação? Pense nisso e continue firme crendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança (Tg 1.3). A propósito: qual é mesmo a cor de sua provação?