Confiança, Louvor e Esperança!

Publicado em: 17 de março de 2024

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 111

Tags: , , , , , , ,

Leitura recomendada: Salmo 86

O Salmo 86 é um salmo de Davi, que expressa confiança em Deus. No salmo, o Rei Davi se dirige a Deus com humildade, reconhecendo a grandeza e a bondade divinas. Ele pede orientação, proteção e misericórdia, além de louvar a Deus por sua fidelidade e amor inabaláveis. Este salmo tem sido usado ao longo da história como uma fonte de conforto e esperança para aqueles que enfrentam dificuldades e buscam a orientação e a proteção de Deus. Vejamos algumas lições que podemos extrair a partir do texto:

Confiança em Deus: O salmo enfatiza a confiança absoluta de Davi em Deus, mesmo em meio às dificuldades. E a vida do Rei Davi foi de muitas dificuldades. Ele enfrentou a perseguição de Saul, discórdias familiares e ainda uma tentativa de golpe de estado empreendida por seu próprio filho. Em todos os momentos o Rei buscou conselho e conforto em Deus. Isso nos lembra da importância de confiarmos em Deus em todas as circunstâncias, sejam boas ou ruins.

Louvor pela Fidelidade de Deus: Mesmo antes de receber uma resposta, Davi louva a Deus por sua fidelidade e amor constantes. Essa era uma característica constante do Rei Davi. Ele louvava a Deus quer a situação fosse boa ou quer fosse ruim. Quando ele trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém, foi um momento de grande alegria e celebração. E mesmo quando ele recebeu a noticia da morte do seu filho com Bate-Seba, ele também louvou a Deus. Isso nos lembra de louvar a Deus não apenas pelas bênçãos que recebemos, mas também por quem Ele é.

Esperança em Deus: Mesmo diante de adversidades, Davi mantém sua esperança em Deus, confiante de que Ele responderá às suas orações. Davi demonstra humildade ao se dirigir a Deus, reconhecendo sua própria dependência e limitação em poder resolver os problemas mais complexos de sua vida. Isso nos ensina a abordar Deus com humildade em nossas orações. Isso nos encoraja a manter nossa esperança em Deus, independentemente das circunstâncias.

Ao Final do Salmo, Davi declara a Deus: “Pois tu, Senhor, me ajudas e me consola”, este é o resumo da Esperança e da Fé dele em Deus. Que nós possamos ter a mesma certeza, confiança e dependência de Deus!