O Nosso Socorro está no Senhor

Publicado em: 29 de julho de 2021

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 582

Tags: , ,

Texto Base: Salmo 124.1-8

O salmo 124 é um dos salmos de romagem de autoria de Davi. Os outros são o 122, 131 e 133. Possivelmente, este salmo retrata o começo do reinado de Davi, onde ele sofreu ameaças dos filisteus e Deus concedeu o livramento a ele (cf. II Sm 5.17-25), tanto que parece haver um paralelo entre as imagens das águas, retratadas no Sl 124.4 e em II Sm 5.20. Para falar da grandiosidade do livramento proporcionado por Deus, Davi retrata a natureza cruel dos inimigos. Para isso, ele usa algumas metáforas.

Primeiramente Davi fala de um monstro que engole vivo seus oponentes (124.3). Possivelmente seria a imagem do crocodilo que engole a presa. Em algumas traduções mais antigas este réptil é chamado de Leviatã (cf. Is 27.1; Sl 106.26; Jó 41.1), assim como o hipopótamo é chamado de Behemote em algumas traduções.

A segunda imagem é a das águas impetuosas. Para Davi, os inimigos são tão fortes e cruéis que além de engolirem vivos suas presas, são como as cataratas ou um tsunami que a tudo arrasta (Sl 124.4). A terceira imagem é a da fera que acua (Sl 124.6). Possivelmente é a imagem de um leão que persegue a presa e só de rugir traz pavor.

A última metáfora é a do laço dos passarinheiros (Sl 124.6). Aqui é a ideia do inimigo armando um chamariz, criando uma armadilha. Em alguns locais da zona rural é comum serem usados o visgo ou a arapuca para aprisionar os pássaros.  Davi reconhece que se não fora o Senhor, ele não teria escapado (Sl 124.1 e 8). Estes versículos demonstram a total dependência de Deus e reconhecimento da fragilidade humana.

Você que lê este texto talvez esteja a ponto de ser engolido por alguns tipos de “filisteus”. Talvez um chefe cruel e ditador que humilha você constantemente. Talvez você esteja sendo “engolida” por um marido simpático no trabalho, mas mal humorado no lar, agressivo e rude. Talvez sua situação seja tão difícil que parece que as “águas impetuosas” estão afogando você. Você se sente sufocado, angustiado, tentando colocar o pescoço para fora da água para encontrar o ar para respirar.

Talvez sua enfermidade, problema financeiro ou crise familiar de tão graves, parecem mostrar as presas, fazendo você se sentir acuado. Você ainda pode estar enfrentando satanás, que tem criado situações que são como um verdadeiro chamariz, um laço, para fazer você desistir e abandonar os caminhos de Deus. Se você se sente impotente diante de algumas situações, não desanime.

Deus diz para você hoje que esta batalha é dele, que Ele compra esta briga por você, que você não está só. Creia que assim como Davi encontrou o livramento no SENHOR, você também encontrará. Lembre-se deste versículo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Post Anterior:
Próximo post: