Como encontrar Tempo para ler a Bíblia, Orar e Servir a Deus?

Publicado em: 18 de fevereiro de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1174

Tags:

Uma das maiores reclamações das pessoas em nosso tempo é sobre a questão da falta de tempo para se dedicar a Deus e à Sua obra. Existe até em seus corações o desejo de buscar o Senhor de uma forma produtiva, porém, esbarram na questão da falta de tempo que enfrentam em seu dia a dia. Uns fazem faculdade, outros têm dias estendidos de trabalho e horas extras. Mas, na realidade, a maioria tem mesmo é muita desorganização na forma como conduzem seu dia a dia. Para todos esses casos existe solução. É possível, através de uma boa organização e otimização, rever toda uma agenda e trabalhar para que ela seja mais produtiva e o tão sonhado tempo para servir a Deus seja uma realidade sustentável, o que é importantíssimo para qualquer cristão.book-1209805

VOCÊ TEM IDEIA DO QUE É O SEU TEMPO?

O tempo é uma matéria prima que é dada a nós por Deus. Desde que você esteja vivo você terá 24 horas de tempo diariamente para desenvolver sua vida. É nessas 24 horas, ou melhor, nesses 1440 minutos diários, que você construirá (ou destruirá) sua vida. Estou mostrando essas informações com a finalidade de apontar o valor que o tempo tem. Ele passa. Não pode ser recuperado. Por isso, deve ser bem planejado e vivido. Deve ser valorizado e ocupado com coisas excelentes e importantes. Assim, inicialmente, reflita sobre a preciosidade de seu tempo para seguirmos em frente.

QUE TIPO DE ATIVIDADE VOCÊ DESENVOLVE EM SEU TEMPO?

Uma coisa muito importante a se colocar no papel é o uso que você faz do seu tempo. Sabemos que como seres humanos, todos nós temos necessidades e obrigações básicas que têm de constar em nosso tempo: Tempo para descanso, tempo para alimentação, tempo de trabalho ou estudo, tempo para higiene pessoal… Isso significa que já começamos o dia com uma boa parte do nosso tempo comprometida. Por exemplo: tempo de sono: 8h; tempo para almoço: 1h; tempo para o jantar: 1h; tempo para higiene pessoal, banho, etc: 30min; tempo de trabalho 8h. Isso significa que, no caso acima, a pessoa já começa o dia com 18h30min comprometidas e tem 5h30min de tempo para todas as suas outras atividades diárias! Viu agora como é importante programar o “pouco” tempo livre que lhe resta no dia? Sem uma boa programação, essas 5h30min irão escorrer pelo ralo e você não conseguirá cumprir outras tarefas que são importantíssimas em sua vida como, por exemplo, servir a Deus.

IDENTIFIQUE ONDE ESTÃO SENDO GASTOS OS SEUS PRECIOSOS MINUTOS

A primeira coisa a se fazer para organizar algo é conhecer os detalhes do que se quer organizar. Assim, é necessário construir com pormenores um mapa de uso do seu tempo. Se você conseguir fazer isso apenas relembrando como usou seu tempo na última semana, ótimo. Caso não conseguir, nos próximos 7 dias vá anotando quanto gastou com cada atividade, até montar algo parecido com o que vou descrever abaixo:

Segunda-feira: Acordar: 7h – Café da manhã: 7h às 7h30 – Trajeto até o trabalho: 7h30 às 8h – Trabalho: 8h às 12h – Almoço: 12h às 13h – Trabalho: 13h às 17h – Trajeto de volta do trabalho: 17h às 17h30 – Internet: 17h30 às 19h30 – Jantar: 19h30 às 20h30. Assistir TV: 20h30 às 22:30 – Dormir: 23h.

Essa agenda acima é só um exemplo. Faça isso com todos os dias da sua semana. Feito esse mapa, comece a avaliar criticamente como seu tempo tem sido gasto, onde ele tem sido bem gasto e onde tem sido mal gasto.

QUAIS ATIVIDADES PODEM SER CORTADAS E OU AJUSTADAS?

Usando o exemplo acima, podemos ver claramente que essa pessoa gasta na segunda-feira cerca de 1h30min de tempo navegando na Internet e mais 1h30min assistindo TV. São 3 horas! Nesse momento é hora de fazer perguntas sinceras: Não seria possível reduzir um pouco o tempo de Internet e TV a fim de adicionar tempo para outras atividades como, por exemplo, leitura bíblica e oração ou mesmo outro serviço a Deus? Com um simples corte de 30 minutos no tempo de TV podemos encaixar 15 minutos de leitura bíblica (dá para ler 3 capítulos nesse tempo) e mais 15 minutos de oração. Dessa forma, vá fazendo ajustes, cortes e encaixes, até que tudo esteja funcionado perfeitamente, até que consiga encaixar o tempo para servir a Deus em sua rotina diária. Trabalhe primeiro nas prioridades e depois vá encaixando o resto.

 ALGUNS CUIDADOS A SE TOMAR

Quando montamos a nossa agenda diária é necessário tomar alguns cuidados para que o planejamento não vá por água abaixo: Cuidado com o excesso de atividades: Não é saudável encher cada minuto da sua agenda com atividades, pelo contrário, é desestimulante. Por isso, vá devagar. Não queira “abraçar o mundo” em um só dia.

Cuidado para não construir uma agenda que não conseguirá cumprir: Procure construir uma agenda “pé no chão”. Não adianta nada encher sua agenda no papel e não conseguir colocá-la em prática. É melhor trabalhar com objetivos menores, mas que consiga cumprir, do que com grandes objetivos que não consegue colocar em prática.

Cuidado para não negligenciar coisas importantes: Lembre-se de incluir tempo de descanso, de lazer, de comunhão com a família, de prática de exercícios físicos, para fazer nada (o preferido de todos rsrs). Negligenciar coisas importantes não fará você se sentir feliz com sua agenda, pelo contrário, vai gerar mais estresse. Seja sábio! Pense muito bem nas suas prioridades e trate-as como prioridades de verdade.

Cuidado para não se esquecer dos imprevistos: Todo mundo têm imprevistos em sua vida. Assim, sua agenda e você devem estar preparados para serem reprogramados casos algum imprevisto apareça. Por isso, sua agenda deve ser um pouco flexível. Isso evitará estresse por não cumprir as atividades programadas.