A Resposta de Deus ao Sofrimento

Publicado em: 30 de abril de 2020

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 919

Tags: , ,

Uma vez que estamos certos de que Deus está no controle e nada pode nos separar dEle, temos tranquilidade para encarar o sofrimento e saber como reagir. A pergunta seguinte do Catecismo de Heidelberg também nos dá essa resposta:

Para quê serve saber da criação e da providência de Deus?
R: Para que tenhamos paciência em toda adversidade, mostremos gratidão em toda prosperidade e, quanto ao futuro, tenhamos a firme confiança em nosso fiel Deus e Pai de que criatura alguma nos pode separar do amor dele. Porque todas as criaturas estão na mão de Deus de tal maneira que, sem a vontade dele, não podem agir nem se mover.³

Deus nos coloca em adversidade para testarmos nossa fé (Tg 1.2-4). A vida cristã é experiencial, isto é, deve ser testada, vivida, colocada à prova. O conhecimento intelectual não serve de nada se não conquistar o coração, promover mudança de vida e gerar o fruto do Espírito. Então, momentos como esse de pandemia, servem para refletirmos como anda nossa fé em Deus e onde temos colocado nossa esperança. Temos fé na ciência e esperança nos medicamentos? Ou temos fé no Deus Todo-Poderoso e esperança em Cristo Jesus?

Nosso Estudo continua na próxima semana e veremos que Crer em Deus significa também não colocá-lo a prova. 

Texto de Matheus Solino
Presbítero da Igreja Presbiteriana da Lapa (IPB) – São Paulo/SP
Médico – Ginecologista e Obstetra
Médico Residente em Mastologia