Volta, Minha Alma, ao Teu Sossego

Publicado em: 26 de fevereiro de 2022

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 485

Tags: , , , , ,

Leia o Salmo 116.7

O medo é terrível. Ele rouba a paz, tira o sossego e a alegria. Quem nunca sentiu medo? Ele faz parte da natureza humana. Há pessoas que possuem medo de altura, lugares fechados, lugares públicos, doenças, morte, etc. Outros possuem medo do futuro. Medo de perder o emprego, medo da falta de recursos para sustentar a família, medo de uma doença grave.

Não importa quais sejam seus medos, Deus os conhece. Tanto que a ordem mais expressa na Bíblia é “não temas”. É necessário verificar a causa de seu medo. Ele pode estar relacionado a traumas vividos (abusos, violência, sequestro, assalto, etc). Nestes casos, o medo deve ser tratado não apenas na esfera espiritual, mas com auxílio psicológico e psiquiátrico.

Existe também o medo relacionado à falta de confiança em Deus. Neste caso, é necessário dar um choque de realidade na alma como fez o salmista. No salmo 116.7, o salmista chama a atenção de sua alma dizendo: “Volta, minha alma, ao teu sossego”. Este apelo tem uma razão explicada pelo próprio salmista.

A razão é que o Senhor tem sido generoso para com ela (Sl 116.7). Que sua alma volte ao sossego, que você renove sua confiança no Eterno, que você encha sua mente de coisas boas (Fp 4.8) e creia que Deus há de suprir cada uma de suas necessidades (Sl 37.5; Fp 4.19).

Esta é minha oração.