Você tem se sentido angustiado?

Publicado em: 19 de fevereiro de 2021

Categorias: Devocionais

Visualizações: 510

Tags: , ,

Você já despertou pela manhã com uma horrível sensação de preocupação? A princípio, parece não haver nenhum motivo para tal preocupação. As contas estão em dia. A família vai bem. Nenhum problema de saúde ou crise na empresa, mas a sensação de que as coisas não vão bem persistem. A isto chamamos de angústia que é caracterizada por uma sensação de sufocamento, preocupação e ansiedade excessiva.

É comum em alguns arraiais evangélicos atribuir tal sentimento à falta de fé. O grande problema de tal sentimento é esquecer que a fé em Deus não é um sentimento, mas uma decisão. A fé é a convicção de fatos que se não vêm (Hb 11.1). Se ter fé é significa eu me sentir bem e feliz todos os dias, eu estarei me enganando. A Bíblia mostra grandes homens e mulheres de Deus que lutaram contra o sentimento de angústia. Observe que muitos dos mais belos salmos que lemos na Bíblia foram escritos em momentos de profunda angústia (Sl 13, 22, 32, 38, 42, 120).

Há até um livro na Bíblia conhecido como “Lamentações de Jeremias”. Estes textos bíblicos mostram que a fé destes homens não os isentavam de enfrentar as angústias. Particularmente, quando estou angustiado, espero em Deus e confio Nele. Sei que o sentimento irá passar. Creio que assim como Jesus cuida dos lírios do campo e das aves do céu, Ele tem cuidado de mim também (Mt 6.25-34). Enquanto estivermos neste mundo caído, teremos que passar por várias situações que irão nos roubar a paz. É utopia achar que viveremos neste mundo a felicidade plena.

Meu desafio é que você não baseie sua fé em suas emoções, mas em nosso Deus que nunca muda. Oro para que você supere o sentimento de angústia.