Uma virtude que todos nós precisamos

Publicado em: 14 de junho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 779

Tags:

A palavra resiliência é derivada da física. Resiliência é a capacidade que alguns materiais possuem de voltar ao seu estado original após sofrer uma forte pressão. O aço, o elástico, a espuma e a vara de salto em alturas são exemplos de materiais resilientes. No sentido figurado ser resiliente significa dar a volta por cima após sofrer um revés físico, material ou espiritual. Dentre todas as personagens bíblicas, um dos maiores exemplos de resiliência que encontramos é Jó. Este patriarca era considerado o maior de todos os do Oriente. 

Homem íntegro, reto e temente a Deus, viu de uma hora para outra a tragédia bater à porta de sua vida. Satanás, o inimigo de nossas almas, arquitetou todo o plano para tentar desviar a Jó dos caminhos do Senhor. Mas, por que Jó foi um homem resiliente? 

1) Porque ele superou às más notícias – mesmo perdendo bens, servos, animais e os dez filhos, Jó continuou crendo que Deus estava no controle e que haveria de socorrê-lo. 

2) Jó foi resiliente porque superou o fracasso – foi Henry Ford que disse que o fracasso é a oportunidade de recomeçar com mais força e vontade. Jó, mesmo sofrendo com grave doença, mesmo sofrendo a pressão de sua esposa para que desistisse de Deus e da vida, mesmo sendo rejeitado pelos mais próximos e acusado injustamente pelos amigos, creu que o seu Redentor vivia e haveria de mudar a sua sorte (Jó 19.25). 

O resultado da resiliência de Jó foi que Deus mudou sua sorte e deu a ele o dobro de tudo o que antes possuira (Jó 42.10). Se você tem enfrentado dificuldades em sua vida e está a ponto de desistir, coragem. Creia que o melhor está por vir. Seja resiliente.