Um Ritmo mais Lento

Publicado em: 5 de julho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 790

Tags:

Êxodo 20.9-10

Quando o escritor Bruce Feiler foi diagnosticado com câncer de ossos em sua coxa, ele não pôde andar sem ajuda durante mais de um ano. Aprender a se locomover com muletas o fez apreciar a vida em um ritmo mais lento. Feiler disse: “A ideia de desacelerar se tornou a lição número 1 que aprendi desta minha experiência.” Após Deus libertar o povo do Egito, Ele deu a eles um mandamento que os faria desacelerar e ver o Senhor e o mundo “em pausa”. O quarto mandamento apresentou um contraste drástico à escravidão dos israelitas sob Faraó, período em que eles não tinham intervalo em sua rotina diária de trabalho.

O mandamento insistia em que o povo de Deus reservasse um dia na semana para re-lembrar diversas coisas importantes: o trabalho de Deus na criação (Gênesis 2.2), a libertação do povo da escravidão egípcia (Deuteronômio 5.12-15), o seu relacionamento com Deus (Deuteronômio 6.4-6) e a necessidade deles por descanso pessoal (Êxodo 31.12-18). Este não deveria ser um dia de preguiça, mas um dia em que o povo de Deus refletisse, louvasse e descansasse nele.

Nós também somos chamados a desacelerar, descansar física, mental e emocionalmente, e a contemplar Deus em Sua boa criação.