Reconstruindo os Valores Bíblicos da Família

Publicado em: 16 de janeiro de 2021

Categorias: Devocionais

Visualizações: 652

Tags: , ,

Deus criou três importantes marcos sociais: a família, as nações e a igreja. O casamento e a família são ideia de Deus. O casamento foi criado quando ainda não havia nações e igreja. Após a sublime criação da mulher, observa-se em Gênesis 2.22 que foi o SENHOR que levou a mulher até Adão, como um pai leva sua filha até o noivo no altar. O casamento é monogâmico e heterossexual, ele envolve uma aliança dos noivos perante Deus e é um presente de Deus.

Infelizmente, a cada dia os veículos de comunicação e ideologias políticas e filosóficas têm tentado de todas as formas desacreditar a instituição do casamento e da família. A ideologia de gênero tem se infiltrado nas escolas sorrateiramente. Programas infanto-juvenis como “Malhação, viva a diferença”, apresentado recentemente pela Rede Globo, trouxe o primeiro beijo gay entre jovens em rede nacional em pleno horário vespertino. Plataformas de streaming como a Netflix, estão impregnadas de séries com cenas homossexuais.

Aliás, se você quer assistir uma série bem família e com valores cristãos, indico a série “When Calls the Heart”. Sem dúvida alguma, há uma tentativa orquestrada por satanás para desconstruir a família. O mundo pós-moderno rejeita a moral e os bons costumes. A perda de referenciais tem contribuindo para a desestabilização da família. Por exemplo, no ano de 2014, a rede social facebook apresentava em seu perfil 52 opções de identidade sexual!

Neste período atípico, onde vivemos a maior parte do tempo confinados por causa da pandemia, falar sobre reconstrução da família é importante porque o número de divórcios aumentou 18,7%. Os divórcios consensuais passaram de 4.471 no mês de maio, para 5.306 em junho de 2020. Ou seja, os casais estão se tolerando pouco. 70% dos pedidos de divórcios partiram das mulheres por não aguentarem mais a tripla jornada de trabalho, cuidado com as casas e com os filhos. Mas por que o número de divórcios têm aumentado se o casamento é ideia de Deus? Por que abortar o relacionamento se o casamento é um presente de Deus e foi criado para a felicidade dos noivos?

O problema está em duas coisas: primeiro, o pecado herdado de nossos primeiros pais que trouxe um rompimento dos vínculos relacionais; segundo, estamos ouvindo demais os gurus dos meios de comunicação e alguns terapeutas não cristãos que afirmam que se você não está feliz em sua união conjugal, não veem razão de continuar um casamento. Para eles, a solução mais simples é a separação, afinal, você tem o direito de ser feliz. Uma coisa é você ouvir a sabedoria secular, outra coisa é você ouvir a voz de Deus e o que a sabedoria bíblica tem a nos dizer.

A Bíblia fala que tudo o que Deus criou é bom (Gênesis 1.31), e isto inclui o casamento e a família. O casamento, projeto maravilhoso de Deus, é bom porque resolve o problema da solidão humana (Gênesis 2.18), traz alegria ao homem e a mulher (Cantares 8.4-7) e também ajuda o casal a desenvolver a santidade, protegendo esta importante instituição (I Coríntios 7.2 e Provérbios 5.15). É claro que no meio da alegria do casamento e da família, haverá lutas e provações, mas se o casal seguir os princípios da sabedoria bíblica, tenderá a sair vitorioso nas batalhas.

Meu desafio é que antes da saída mais simples que é separar-se e desistir de tudo, você lute para reconstruir seu casamento e sua família com as devidas orientações do Eterno.

Post Anterior:
Próximo post: