Persevere na Oração

Publicado em: 13 de novembro de 2021

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 606

Tags: , , , , , ,

Leitura Recomendada: Atos 12.1-25

O final de 2021 se aproxima. Durante este ano, a Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém trabalhou o tema “Reconstrução: o desafio de sermos agentes da esperança”. Este tema é baseado em Romanos 12.12 onde se lê: “Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes.” Em 2021, trabalhamos as séries “Alegrem-se na esperança” e “Paciência na Tribulação.”

Neste mês de novembro trabalharemos o tema “Persevere na Oração” baseada na última parte de Romanos 12.12: “Na oração perseverantes.” Quando falamos em perseverança na oração temos vários exemplos bíblicos de homens e mulheres de Deus que cultivaram uma vida de oração. Dentre eles destacamos: Moisés, José, Ana, Elias, Daniel, Paulo, Jeremias, e o maior deles, o SENHOR JESUS.

Uma das passagens mais interessantes sobre perseverança na oração é encontrada em Atos 12.1-25. Nela vemos que o inimigo de nossas almas se levanta para tentar derrotar a igreja de Deus. Em  Atos 12.1-3, Herodes Agripa I, foi usado por satanás para perseguir os cristãos e matar a Tiago. Não satisfeito, Herodes pretendia matar a Pedro logo após a Páscoa. É em meio a este quadro de perseguição e angústia que a igreja persevera em oração. Diz o texto que havia oração incessante da igreja em favor de Pedro (At 12.5).

Em Atos 12 vemos que a oração incessante ajudou a igreja em alguns aspectos:

  • Ajudou a igreja contras as investidas de satanás (vv. 1-3);
  • Ajudou Pedro a vencer a ansiedade, pois mesmo preso, conseguiu dormir em paz (v.6);
  • Ajudou Pedro a ser socorrido por um anjo (vv. 7-10);
  • Ajudou a igreja a derrotar Herodes (vv.20-24);
  • Ajudou a igreja na propagação do evangelho (v.24). Infelizmente, há muitas reuniões de orações vazias.

Infelizmente, muitos cristãos têm se esquecido da vida devocional e deixado a oração de lado. Muitos cristãos preferem passar horas a fio na internet ou no celular a passar alguns minutos na presença de Deus. Muitos cristãos preferem passar um bom tempo vendo novelas imorais a buscar a Deus em oração.

Guardemos estas palavras: “Pouca oração, pouco poder. Muita oração, muito poder”. Aliás, você já orou hoje?

Post Anterior:
Próximo post: