O que significa ser “Reto de Coração”?

Publicado em: 4 de fevereiro de 2024

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 211

Tags: , , , ,

O meu escudo está nas mãos de Deus, que salva o reto de coração.

Salmo 7.10

No meio da numerosa multidão existe um grupo de pessoas que são chamadas apropriadamente de “retos de coração”. Essa expressão aparece várias vezes no livro dos Salmos (7.10; 11.2; 36.10; 64.10; 94.15). Um dos mais conhecidos retos de coração chamava-se Jó. É Deus mesmo que faz questão de colocar o nome no homem da terra de Uz na galeria dos retos de coração: “Reparas-te no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e reto, tome a Deus e afasta-se do mal” (Jó 1.8, CNBB). 

A história do povo de Deus divide os reis de Israel em dois grupos: os que faziam e os que não faziam o que era reto perante o Senhor. Entre os primeiros estão Davi, Asa e Joás. Entre os demais estão Jeroboão, Acaz e Acabe. Linha reta é aquela que não apresenta curvatura ou sinuosidade, aquela que segue sempre a mesma direção, aquela que é perpendicular ao plano original.  

Os retos de coração são aqueles que andam na linha traçada por Deus principalmente por meio dos Dez Mandamentos, aqueles que fazem o que é reto aos olhos do Senhor ou os que o Senhor aprova ou os que agradam ao Senhor (1Rs 15.5,11). Só os retos de coração têm condições de ser a luz do mundo e o sal da terra, como Jesus ordenou (Mt 5.13-16). Eles têm um papel muito importante na promoção e na extensão do Reino. 

Retirado de Um Ano com os Salmos [Elben César]. Editora Ultimato.