Porque precisamos de um Salvador?

Lei o texto de Romanos 5.12-21

O capítulo 5 de Romanos na Bíblia aborda temas relacionados à justificação pela fé e os benefícios que os crentes têm em Cristo. Os versículos de 12 a 21 específicos falam sobre a comparação entre Adão e Cristo e como a graça de Cristo supera o pecado que entrou no mundo através de Adão. O texto nos faz refletir nos seguintes pontos-chave que são relatados a seguir:

1. Entrada do pecado no mundo e a condição de Pecado da Humanidade (Romanos 5:12-14): Em Gênesis 3:6 há o relato da entrada do pecado no mundo, “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu e deu a seu marido, que comeu com ela.” Adão e Eva desobedecem a Deus e por consequência de seu ato, a humanidade toda é contaminada pelo pecado e pelo pecado também a humanidade está fadada a morrer. Paulo destaca que o pecado não é apenas uma questão relacionada à Lei de Moisés, mas é uma condição universal que afeta toda a humanidade. No Salmo 51:5, o autor cita “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”, ressaltando que os seres humanos partilham desta condição desde seu nascimento. 

2. Contraste entre Adão e Cristo (Romanos 5:15-19): A comparação entre Adão e Cristo destaca a universalidade do pecado através de Adão e a universalidade da graça através de Cristo. Se por meio do pecado de Adão e Eva, a humanidade fora condenada a perecer, agora o apóstolo aponta para a solução. E esta solução definitiva para o pecado veio através de um só homem: Jesus Cristo, o Deus vivo encarnado. Se Adão falhou em viver e fazer a vontade de Deus em todos os âmbitos de sua vida, Cristo fora perfeitamente obediente e cumpriu o seu propósito de viver sem pecado e morrer em favor da humanidade. Em 1 Coríntios 15:22 vemos isso “Pois, assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

3. A graça supera o pecado (Romanos 5:20-21): A abundância da graça é contrastada com a abundância do pecado, mostrando a supremacia da graça de Deus. Em Efésios 2:8-9 Paulo diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Paulo destaca que a justificação é alcançada pela fé em Jesus Cristo, não por obras. Isso quer dizer que mesmo que sejamos e tenhamos a melhor conduta, ajudemos ao próximo, preguemos e a palavra e vivamos de modo irrepreensível, estes “méritos”, embora sejam importantes para evidenciar a conversão, não podem nos trazer salvação e a justificação do pecado.

Se o pecado reina, pela nossa condição humana, temos certeza que através do sacrifício de Jesus, alcançamos a Salvação e a Vida Eterna. Por isso precisamos de Jesus e de sua graça salvadora a cada momento.