O Chamado de Simonton

Publicado em: 14 de agosto de 2021

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1858

Tags: , , ,

No último dia 12 de agosto, a Igreja Presbiteriana do Brasil celebrou 162 anos de chegada em solo pátrio. O início da Igreja Presbiteriana no Brasil se deu com a chegada do missionário norte-americano Ashbell Green Simonton. Nascido na Pensilvânia em 1833 e de família de classe média alta, Simonton era o filho caçula. Seus pais tinham 9 filhos. Sua família era piedosa e dedicada à fé cristã. Seu pai era médico, político e presbítero. Ele foi eleito duas vezes para o Congresso Nacional Americano.

Apesar do berço cristão, Simonton tinha dúvidas a respeito de sua salvação. Em seu diário ele escreveu: “Não consigo ver mudanças em mim. Não sinto o coração transformado, nem descubro novas verdades. Estou procurando a Cristo, mas ainda não consegui achá-lo” (Diário, 24/03/1855). Simonton resolveu buscar a Deus através da leitura da Bíblia, oração e consagração.
Sua vida espiritual tomou um novo rumo quando ele ouviu a pregação do rev. Charles Hodge sobre a missão da igreja no dia 14/10/1855. Decidiu então ir para o Seminário de Princeton em Nova Jersey.

Com o coração aquecido pelo evangelho, tomou a firme decisão de ir para o Brasil. Teve convites para pastorear boas igrejas nos EUA, mas o chamado para o Brasil pulsava em seu coração. Quando alguém tentou demovê-lo da ideia de vir ao Brasil, considerado por muitos como um lugar inóspito e sem futuro, Simonton respondeu: “A única segurança está na submissão à vontade e aos propósitos de Deus. Sob a direção de Deus, o lugar de perigo é o lugar de segurança e, sem a Sua presença, nenhum abrigo é seguro.”

E assim, no dia 18 de junho de 1859, Simonton partiu para o Brasil para dar início à Igreja Presbiteriana. Parabéns a todos os irmãos da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém por fazerem parte da linda história da Igreja Presbiteriana do Brasil.