Memoria Positiva

Publicado em: 7 de janeiro de 2024

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 90

Tags: , , , , ,

Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.

Salmo 30.3

Existe a memória positiva e existe a memória negativa. Uma é tão certa quanto a outra. Todavia, a memória negativa está mais presente na expe­riência humana do que a memória positiva. É preciso usar muito mais esta do que aquela. 

A memória positiva acalma o coração, afasta a mania de dor e de sofrimento, equilibra as emoções, modifica o raciocínio, predispõe à alegria, gera gratidão a Deus e obriga o ser humano a exaltar o Senhor.

O pensamento positivo é uma coisa e a memória positiva é outra. A memória positiva lança mão de fatos históricos e não de suposições. Não fabrica acontecimentos desejáveis, não inventa, não mente, não força as coisas, não sacrifica a verdade. Esses exercícios mentais são próprios do pensamento positivo e não da memória positiva.  

Só no pequeno Salmo 30, o poeta sacro traz à sua memória cinco colossais lembranças históricas: “Tu me reergueste”, “Tu me curaste”, “Tu me devolveste à vida”, “Tu me deste firmeza e estabilidade” e “Tu mudaste o me pranto em dança”.  

A memória negativa não traria à lembrança todas essas alegrias. Ela só enxerga, só cata e só traz à tona o que é desagradável. 

Retirado de Um Ano com os Salmos [Elben César]. Editora Ultimato. 

Post Anterior:
Próximo post: