Recomeçando com Fé

Publicado em: 31 de dezembro de 2023

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 101

Tags: , , , , ,

Josué está às margens do Rio Jordão, quando o relato de seu livro começa com Deus animando-o em meio a transição da liderança. Moisés fora escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da escravidão e conduzira a este pelo deserto durante 40 anos. Moisés recebera os Dez Mandamentos no Monte Sinai, fundamentando a Lei Divina. Foi profeta, legislador e mediador entre Deus e o povo. Ele lidou com muitos desafios ao longo do tempo em que esteve a frente de Israel, e foi um homem que esteve muito próximo de Deus para fazer a vontade do altíssimo.

Josué agora se vê com o grande desafio de substituir Moisés. Este momento é marcado pela expectativa de entrar na terra prometida.  Certamente ele estaria angustiado e Deus lhe dá esta mensagem para aliviar a pressão que trazia consigo, ao ver o tamanho do desafio. Este momento do povo de Israel, marca um recomeço, assim como é o Ano Novo. Momentos de recomeço, são importantes, pois dão a possibilidade de corrigir os erros do passado. Vejamos algumas lições que podemos extrair do texto:

1. Viver sob a Soberania de Deus (Verso 6): O passado do Povo de Israel foi marcado pela desobediência, rebeldia e pecados. Os 40 anos no deserto, foram as consequências deste pecado. Todavia isso não frustrou ou atrasou os planos do altíssimo. Através dos anos no deserto, o Senhor preparou este povo para ser uma nação. Agora Josué seria o responsável por fazê-los herdar a terra prometida. Você colocou Deus a frente de suas batalhas em 2023? Se a resposta for negativa, que tal fazer diferente em 2024? Ele tem um plano soberano e guiará nossas vidas ao longo deste novo ciclo.

2. Estaremos sob as Promessas de Deus (Versos 2-4): Deus havia feito promessas a Abraão, a Isaque e a Jacó, sobre a posse da terra de Canaã. Neste momento, Deus cumpre a sua promessa, mas isso não implica dizer que não haja a necessidade de esforço por parte dos Israelitas. A terra era habitada e precisaria ser conquistada. Ao chamar Josué, Deus promete ser com ele e apoiar a ele e ao povo nesta tarefa. Deus renova Suas promessas para a nova geração. A confiança nas promessas de Deus é algo central em nossa fé. O novo ano nos lembra das promessas inabaláveis de Deus em nossa vida. Nos lembra também que temos que fazer a nossa parte e que também passaremos por batalhas ao longo desta trajetória. Deus nos traz conforto, ao reafirmar que podemos contar com Ele em cada momento!

3. Precisaremos ser fieis à Palavra (Verso 7): Este verso destaca a necessidade de ter coragem para seguir a Lei de Deus e não se desviar do caminho mostrado por ela, em meio a jornada. A obediência à Palavra de Deus é crucial para o êxito na missão de conquistar a terra da promessa. A Bíblia destaca a importância da obediência como resposta à graça de Deus. Seu 2023 foi de obediência integral a Palavra de Deus? Você precisa melhorar este ponto em sua Vida? Para que o seu ano novo seja um ano bom, é importante seguir os caminhos de Deus com diligência, e não perder o foco na direção que Ele nos dá. 

4. Contaremos com a Presença Fortalecedora de Deus (Verso 9): A certeza da presença de Deus nos capacita a enfrentar o desconhecido. O Senhor orienta Josué a não ter medo, e ser corajoso, pois o trabalho era grande. Se ele confiasse apenas na capacidade e no poder militar de seu exercito, seguramente isso não seria suficiente para assegurar a Vitória. No entanto, Deus lembra a Josué, que Ele iria a diante dos Israelitas e que Ele ajudaria nesta missão. Ao iniciar o ano novo, lembrem-nos que não estamos sozinhos. Deus é conosco nas diversas batalhas da vida, seja na busca por um emprego, na cura de uma enfermidade, na restauração de relacionamentos, e em muitas outras situações. 

Ao iniciar o ano novo, somos desafiados a confiar na soberania de Deus, agarrar-nos às Suas promessas, obedecer à Sua Palavra, lembrar-nos de Sua presença constante e refletir sobre nossas vidas com um coração arrependido. Que este ano seja um testemunho da fidelidade de Deus em nossas vidas.