Deus tem o Melhor para mim

Publicado em: 20 de novembro de 2021

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 399

Tags: , , ,

Leitura Recomendada: Salmo 131.1-3

Os salmos de romagem, também conhecidos como cânticos das escadas ou subidas, eram cantados durante a jornada dos peregrinos até uma das três festas principais de Israel: Tabernáculo, Pentecostes e Páscoa. O Salmo 131 é um salmo de confiança. No lindo cântico de romagem atribuído a Davi, vemos o homem segundo o coração de Deus, prestar contas a Deus de suas motivações.

Ele enfrentou lutas que trouxeram cansaço a ele e neste salmo de romagem derrama seu coração perante Deus. Nesta prestação de contas a Deus, Davi confessa sua humildade (v.1). Ele diz que o coração dele não era soberbo. Este versículo é semelhante ao Salmo 139.23-24. Davi foi alguém que poderia se orgulhar perante o próximo. Foi o oitavo filho de uma família simples. Corajoso, venceu um gigante chamado Golias. Era bonito e talentoso (músico e poeta); foi tirado por detrás do rebanho para ser rei em Israel (Sm 7.8). Foi também o rei mais amado de Israel.

Provavelmente o contexto da passagem se refira aos aliados de Saul que diziam que ele queria tomar à força o trono. Os cortesões de Saul também acusavam Davi de querer matar a Saul. Porém, a Bíblia mostra justamente o contrário. As passagens de I Sm 24.3 e 4 e 26 demonstram que Davi teve oportunidades para fazer isso, mas não o fez. E por que não fez? Porque para Davi somente Deus tinha autoridade para tirar Saul do reinado. Diante das falsas acusações do aliados de Saul, ele declara: “Não ando à procura de coisas maravilhosas demais para mim” (Sl 131.1). Ou seja, se Deus quiser que eu seja rei, Ele me colocará no trono, mas eu não vou adiantar o processo.

Davi pode ter sido soberbo em outras áreas, mas na questão de desejar o trono não! Para demonstrar sua quietude e sossego da alma, Davi se compara a uma criança desmamada que se aquieta nos braços de sua mãe (v.2). Esta linda imagem utilizada por Davi traz a seguinte mensagem: nos braços de Deus eu posso encontrar segurança e descanso, porque Ele tem o melhor para mim. Desafio você a não adiantar os processos.

Adão e Eva adiantaram o processo e trouxeram dores à humanidade (Gn 3.1-24). Moisés adiantou o processo ao matar um egípcio e teve que fugir do Egito (Êx 2.11-15). Sansão adiantou o processo ao se envolver com uma filisteia e terminou sua vida com os olhos vazados mesmo derrotando os filisteus (Jz 14.1-3; 16.23-31). Abraão e Sara adiantaram o processo e o resultado foi o nascimento de Ismael, considerado o pai dos árabes, onde hoje há uma predominância grande de muçulmanos que perseguem os cristãos. A Bíblia nos fala que não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado (Pv 19.2). No final, Davi passa do particular para o público. Ele convoca o povo de Deus a esperar no Senhor (131.3).

Que você tome a decisão de não adiantar os processos e confiar nas suas próprias forças. Que você confie no Senhor, espere Nele, crendo que Ele tem o melhor para você.