Cristãos no Reino Unido podem ser rotulados como “extremistas”

Publicado em: 17 de março de 2024

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 54

Tags: , , , , ,

De acordo com grupos cristãos britânicos, os cristãos correm o risco de serem rotulados como “extremistas” sob o novo conceito de extremismo do governo do Reino Unido, publicado esta semana. Segundo a nova definição, “extremismo é a promoção ou avanço de uma ideologia baseada em violência, ódio ou intolerância, que visa entre outras coisas negar ou destruir os direitos e liberdades fundamentais dos outros”.

A Christian Concern apontou que cristãos pró-vida, críticos de gênero ou com crenças tradicionalistas sobre o casamento podem ser afetados pela nova definição. Eles citaram exemplos de cristãos que já foram denunciados ao Prevent (programa encarregado de atuar no combate ao terrorismo) por suas crenças, como o capelão escolar Rev. Dr. Bernard Randall e a professora cristã Svetlana Powell.

Andrea Williams, CEO do Christian Concern, criticou a definição como “inadequada” e alertou que mais cristãos podem ser denunciados ao Prevent. Ela pediu ao governo para esclarecer que “direitos fundamentais” não incluem aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo ou identificação como sexo oposto. “É absurdo que cristãos possam ser considerados ‘extremistas’ por acreditar em casamento tradicional ou por serem pró-vida. Instamos o governo a esclarecer urgentemente quais ‘direitos fundamentais’ são destinados na definição de extremismo”, destacou Williams, segundo Christian Today.

O grupo enfatizou que a definição vaga pode levar à exclusão de cristãos genuínos de influenciar a política governamental. Ele expressou preocupação com a possibilidade de mais cristãos serem denunciados ao Prevent. “Christian Concern tem apoiado cristãos que foram denunciados ao Prevent por expressarem suas crenças cristãs. Infelizmente, agora espero ver mais encaminhamentos de cristãos ao Prevent, não menos”, concluiu Williams.

Com informações do Gospel Prime, Adaptado por Alex Santos