A liderança servidora do Profeta Eliseu

O profeta Eliseu viveu durante um período tumultuado da história de Israel, principalmente durante os reinados dos reis Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú e Jeoacaz, conforme registrado nos livros de 1 e 2 Reis no Antigo Testamento da Bíblia. Ele teve uma atuação forte no Reino de Israel (Reino do Norte). Discípulo de Elias, é conhecido por sua liderança e fé no contexto bíblico. Alguns exemplos de liderança cristã que podemos encontrar em sua vida incluem:

Serviço e humildade: Eliseu serviu fielmente como assistente de Elias por muitos anos, demonstrando humildade e disposição para servir antes de assumir seu próprio ministério (1 Reis 19:19-21). Ele prontamente atendeu ao chamado de Elias, que naquele momento tinha a incumbência dada por Deus de nomear seu sucessor.

Durante o ministério de Eliseu, houve vários milagres e intervenções divinas, demonstrando o poder e a soberania de Deus sobre todas as coisas, sendo Eliseu o canal para conduzir estes milagres e mesmo servir ao Povo de Israel em muitos livramentos e curas, como a cura de Naamã (2 Reis 5.1), a purificação das águas de Jericó (2 Reis 2.19), e o livramento do ataque sírio (2 Reis 6.8.23). O Serviço precisa ser a característica mais marcante do líder cristão, seja ele no menor dos ministérios dentro da Igreja, até ao presidente do Supremo Concílio. 

Fé e coragem: Eliseu demonstrou grande fé e coragem ao enfrentar desafios e adversidades. Durante o reinado de Acabe e Jezabel, a adoração a Baal foi promovida e houve perseguição aos profetas do Senhor. Eliseu foi um dos profetas que se opuseram a essa idolatria e promoveu a verdadeira adoração a Deus. Por exemplo, ele não recuou diante das ameaças do rei Acabe e da rainha Jezabel, e mesmo também diante dos sucessores de Acabe, mas continuou a proclamar a palavra de Deus (1 Reis 21:17-24).

Os tempos modernos tem escancarado como a sociedade está se desviando de Deus, e promovendo práticas e estilos de vida totalmente contrários à palavra do Senhor. Leis, perseguições, calúnias e muitas outras coisas acontecem quando o Cristão reafirma seu posicionamento de Fé neste mundo. Nunca foi tão necessária a coragem e a Fé para exortar as pessoas a deixarem seus erros de lado e olharem para o Senhor, e isso requer intrepidez ao Líder Cristão para reafirmar sua fé em meio a este mundo caótico. 

Compaixão e generosidade: Durante o tempo de Eliseu, Israel estava frequentemente em conflito com nações vizinhas, como a Síria. Deus usou Eliseu para aconselhar os reis de Israel e ajudá-los em momentos de crise e guerra, mesmo que os Reis de Israel quisessem o mal de Eliseu. Eliseu mostrou compaixão e generosidade ao ajudar os necessitados. Ele multiplicou o azeite de uma viúva pobre para que ela pudesse pagar suas dívidas e sustentar seus filhos (2 Reis 4:1-7).

Nosso mundo vive seus conflitos modernos. Vícios e pobreza levam milhares a viver em condição de Rua. Os centros e avenidas de nossas cidades estão tomados por pessoas que carecem da glória de Deus. A violência se espalha nas periferias. Nunca foi tão necessário que a Igreja tenha uma atuação tão forte fora dos muros dos templos. Será que como líderes temos tido a mesma compaixão e generosidade que o Profeta Eliseu teve?

Oração e poder de Deus: Como já vimos, o contexto histórico de Eliseu foi marcado por conflitos políticos e religiosos, alianças e conflitos com nações vizinhas, e intervenções divinas para preservar e proteger o povo de Deus. Eliseu confiou em Deus em todas as situações e buscou-O em oração. Ele também foi usado por Deus para realizar milagres, como ressuscitar um menino morto (2 Reis 4:32-37). Mesmo em uma situação difícil, os israelitas viram o impossível se realizar. Será que hoje como líderes temos sido apegados a Deus em oração e confiamos no seu poder para mudar a realidade do nosso mundo? 

Eliseu foi uma figura importante nesse período, desempenhando um papel crucial na preservação da fé e na proclamação da palavra de Deus. Em nossos tempos modernos, também somos chamados a fazer a diferença para a preservação da vida, da fé e proclamar a salvação em Cristo.