Estude o texto de Apocalipse 8.1-12
No estudo anterior tratamos a respeito dos significados das trombetas. No livro de Números as trombetas eram usadas para reunir o povo (Nm 10.13); anunciar uma guerra (Nm 10.9); anunciar um tempo especial (Nm 10.10). Quando a lei foi dada no Monte Sinai a trombeta soou (Êx 19.16-19). No Apocalipse as trombetas anunciam com maiores detalhes os acontecimentos que precedem a Segunda Vinda de Cristo. Vejamos cada uma das trombetas que são anunciadas após a abertura do sétimo selo. Estas interpretações das trombetas são baseadas no comentário bíblico do rev. Hernandes Dias Lopes e de William Hendricksen sobre o livro do Apocalipse.
A PRIMEIRA TROMBETA – Ap 8.7
A praga da primeira trombeta atingem a terra. Esta praga é semelhante à praga encontrada em Êx 9.23-24 ( chuva de pedras e fogo misturado com sangue). O sangue acentua o caráter destrutivo da trombeta. É a imagem de cidades ardendo em chamas, pessoas feridas de sangue, juízo, vingança e tormentos. Esta trombeta marca a justiça de Deus contra os perversos. Se nos selos os perversos perseguem os cristãos, nas trombetas, a justiça de Deus é manifesta contra os ímpios. Observe que a destruição ainda é parcial (terça parte da terra, cf. 8.7). A terça parte indica que Deus ainda dá oportunidade de arrependimento aos incrédulos.
A SEGUNDA TROMBETA – Ap 8.8
A praga da segunda trombeta atingem o mar. Esta praga é semelhante à 1ª praga do Egito (cf. Êx 7.14-24 – águas em sangue). Esta trombeta fala de calamidades marítimas. Montanhas ardendo em chamas sendo atiradas nos mares; água se convertendo em sangue; criatura do mar morrendo e embarcações destruídas. Aqui não há apenas danos à natureza, mas danos materiais. Assim como na primeira trombeta, a passagem mostra que apenas a terça parte é destruída.
A TERCEIRA TROMBETA – Ap 8.10-11
A praga da primeira trombeta atinge a terra. A praga da segunda trombeta atinge o mar. A praga da terceira trombeta atinge as águas doces. Estima-se que o maior problema do séc. XXI não será de energia nem de petróleo, mas de água potável. Os recursos naturais que sustentam a terra serão atingidos. E de fato isto já está ocorrendo. Fontes, rios e mares têm sido poluídos. Países afetados por inundações, tsunamis, etc. O inverso tem ocorrido também. Longos períodos de estiagem têm atingido várias regiões pelo mundo. Arthur Blomfield: “Os homens rejeitaram a água da vida; zombaram do sangue de cristo; derramaram o sangue dos santos. e agora, o seu suprimento de água transformou-se em sangue venenoso.”
A QUARTA TROMBETA – Ap 8.12-13
Deus usará os astros, o sol, a lua, as estrelas, para lutar contra os inimigos de Deus.
Ex.: Horóscopo (astrologia) – os incrédulos usaram os astros para trazer inimizade contra Deus, agora Deus usa os astros para trazer calamidades contra os incrédulos (Dt 4.17; 17.1-5; II Rs 17.16; 23.5; Is 47.13-14; Jr 8.1-2; 19.13; Ez 8.16).
Michael Wilcock diz: “Os selos mostraram a igreja sofredora clamando para que a justiça seja feita. As trombetas mostram a misericórdia sendo oferecida ao mundo pervertido.”
O QUE INDICA A ÁGUIA VOANDO NO MEIO DO CÉU?
João tem a visão de uma águia. A águia voando no meio do céu prevê calamidades ainda piores sobre aqueles que não temem a Deus.
OS “AIS” INDICAM QUE SERÃO PRAGAS MAIS SEVERAS SOBRE A TERRA.
Em outras palavras, o pior está por vir!