Igreja, Volte ao Primeiro Amor

Publicado em: 15 de fevereiro de 2018

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1873

Tags: ,

Apocalipse 2.1-7

1 — Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candelabros de ouro:

2 Conheço as obras que você realiza, tanto o seu esforço como a sua perseverança. Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos.

3 Você tem perseverança e suportou provas por causa do meu nome, sem esmorecer.

4 Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor.

5 Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

6 Mas você tem a seu favor o fato de que odeia as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus.’”

Éfeso era a segunda cidade mais importante do Império Romano. Perdia apenas para a cidade de Roma. Com 250.000 habitantes, era conhecida como “feira das vaidades” ou “luz da Ásia”. A cidade possuía um teatro com capacidade para 24.000 pessoas e também um templo belíssimo construído em adoração à deusa Diana. O templo à deusa Diana é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo ao lado da pirâmide de Quéops (Egito), os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus (Grécia), o farol de Alexandria (Egito), o mausoléu de Halicarnasso (Turquia) e o colosso de Rodes (Grécia).

O livro do Apocalipse procura, através de sua mensagem, encorajar não apenas as sete igrejas da Ásia Menor, mas também todas as igrejas em todas as épocas a permanecerem firmes na fé em Jesus, independentemente de suas lutas. Jesus conhece o que se passa na igreja e em sua liderança (2.1). Ele sonda corações. Jesus conhecia a igreja de Éfeso e têm elogios e críticas a fazer a mesma. Observemos o que Jesus diz a respeito da igreja de Éfeso.

Primeiramente Jesus elogia a perseverança e o labor dos crentes de Éfeso (2.2-3). O imperador na época era Domiciano (95 d.C.). Um decreto foi baixado por Ro-ma onde todos deveriam dizer: “CÉSAR É O SENHOR!”. Para os pagãos tal decreto não se constituía obstáculo, visto que eles já adoravam muitos deuses e adorar um deus a mais não seria problema. Porém, para os cristãos fieis a Deus tal decreto era gravíssimo, pois afrontava a fé cristã. Para os crentes de Éfeso, o único digno de ser adorado era o SENHOR JESUS! Tal desobediência ao decreto do imperador romano custou a vida de muitos cristãos. Como cristãos devemos aprender que importa obedecer antes a Deus do que a homens, pois qualquer ordem de qualquer instituição, que afronte a Palavra de Deus deve ser questionada (At 5.29).

A igreja de Éfeso também era zelosa doutrinariamente. Ela não tolerava falsos apóstolos (v.2) e também não tolerava também a seita dos nicolaítas (v.6). Os nicolaítas encorajavam os crentes a participarem de festas idólatras e praticarem a prostituição. Apesar de toda a perseverança, labor e zelo doutrinário da igreja de Éfeso, ela falhou num ponto: ela perdera o primeiro amor (v.4). A igreja perdeu o fervor espiritual e a paixão por Cristo. Como cristão, talvez você também tenha perdido o primeiro

amor. Suas lutas diárias têm minado a sua fé. Você talvez não sente mais a mesma alegria de adorar e servir a Jesus como nos primeiros anos de conversão. Vários são os sintomas que caracterizam a perda do primeiro amor. Quero destacar alguns: a fraca vida de oração, a falta de leitura da Bíblia, ausência na contribuição financeira na obra do SENHOR e pouca participação na adoração comunitária. Mas sem dúvida, a mais notória evidencia da ausência do primeiro amor é a perda da vontade em anunciar a salvação em Jesus aos incrédulos.

Você tem passado ou apresentado alguns destes sintomas listados acima? Perdeu o primeiro amor? Quero deixar aqui, algumas sugestões para você reavivar sua paixão por Cristo.

VOLTE AO ALTAR.

Dobre novamente seus joelhos na presença de Deus e peça a Deus que reacenda sua paixão por Ele (II Tm 1.6).

OS PROBLEMAS TÊM MINADO SUA VIDA ESPIRITUAL?

Procure alguém de sua confiança onde você possa compartilhar as suas lutas. Peça para que esta pessoa caminhe com você e ore com você. Lembre-se que outros irmãos na fé têm enfrentado problemas iguais aos seus (I Pe 5.9).

NÃO DEIXE A VIDA COMUNITÁRIA.

O autor aos Hebreus fala do perigo de deixar a comunhão com os irmãos (Hb 10.25). Lembre-se que “ovelha (cristão) que vive isolado vira petisco de lobo (satanás).”

ENVOLVA-SE COM A OBRA.

Use seus dons e talentos para glorificar o nome de Deus. Ajude ao próximo, visite hospitais, asilos, necessitados e presidiários. Leve palavras de esperança, encorajamento e salvação. Ajude os projetos evangelísticos da Igreja. Que tal apoiar os cristãos perseguidos pelo mundo ou os necessitados da Paraíba? Que tal se envolver nos ministérios da igreja?

Há muita coisa a fazer e Deus não quer vê-lo parado e desanimado. Reacenda a paixão por Cristo. Este é o meu desejo.