Você É Quente, Frio ou Morno?

Publicado em: 4 de março de 2016

Categorias: Devocionais

Visualizações: 2444

Tags: ,

Como tem sido a nossa vida? Temos obedecido a Palavra de Deus? Ou temos sido “mornos”? Temos deixado a desejar…

Apocalipse 3:14-22

14 Ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca
17 Porque tu dizes: Sou rico, tenho prosperado e nada me falta, mas não sabes que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que compres de mim ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te cubras, e a vergonha da tua nudez não seja mostrada; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao vencedor lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Laodicéia era uma cidade localizada atualmente onde fica a Turquia. Antigamente, a água da cidade de Laodicéia chegava via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam.

Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta, na qual Jesus faz uma série de contrastes implícitos entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja: Laodicéia foi conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e um tipo de colírio para os olhos.

As pessoas da igreja de Laodicéia achavam que estavam fazendo o correto diante de Deus. Entretanto, Jesus sabia que o verdadeiro estado espiritual era bem diferente. Eles eram orgulhosos e autossuficientes. Temos como esconder nosso estado das pessoas, mas diante de Deus, isso é impossível. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não foi enganado!

O orgulho da igreja de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera. Numa cidade conhecida por tratamentos de olhos, a igreja se tornou cega e não procurou o tratamento do Grande Médico. Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor.

Não adianta ser morno. Não adianta tentar enganar a Deus, viver uma vida de aparência, mas no fundo não obedecer a sua Palavra. Os versículos 15 e 16 dizem “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca“.  Deus não se agrada dos que ficam em cima do muro. Não seja morno na vida, não seja morno na fé. Não desagrade a Deus, seja quente, vivo, forte, firme e fiel a Deus.

A correção de Deus é uma manifestação de Seu amor por você. Lembre sempre da Palavra de Deus, obedeça. O seu caráter deve ser único. Não viva uma vida de aparência ou de falsidade. Deus nos conhece mas e nós, conhecemos a Deus? Obedecemos a Ele?

Não adianta ser morno na fé, nas atitudes e nem na vida. Deus ama você ao máximo, não seria melhor você se dedicar o máximo a Ele?