O que darei a Jesus?

Publicado em: 11 de dezembro de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1512

Tags:

Mateus 2.1-11

1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

2 E perguntavam: — Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.
3 Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado, e, com ele, toda a Jerusalém.
4 Então Herodes convocou todos os principais sacerdotes e escribas do povo e lhes perguntou onde o Cristo deveria nascer.
5 Eles responderam: — Em Belém da Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta:
6 “E você, Belém, terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais de Judá; porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel.”
7 Com isto, Herodes, tendo chamado os magos para uma reunião secreta, perguntou-lhes sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido.
8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: — Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo.
9 Depois de ouvirem o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava.
10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.
11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

O mês do Natal é festivo e alegre. Neste período a esperança se renova e os laços de amizades são fortalecidos. Neste período, as pessoas tornam-se mais abertas a atos de bondade e generosidade. Infelizmente, o crescente capitalismo transformou tudo em objeto de consumo, (inclusive o Natal), onde muitos têm se esquecido do personagem principal da festa, Jesus de Nazaré.

Para muitos, o Natal restringe-se apenas a pacotes, cartões e surpresas. Você já ouviu alguém dizer durante os dias que antecedem o Natal as seguintes palavras: “O que darei às crianças este ano? A meus pais? Aos sobrinhos? Aos amigos?”. Infelizmente, na lista de pessoas a serem presenteadas, muitos não se lembrarão do aniversariante do Natal, Jesus.

O texto base de hoje nos fala sobre alguns magos que levaram alguns presentes até o menino Jesus. Segundo pesquisadores, desta passagem se originou a tradição de presentear no Natal.  Os magos não deram qualquer presente a Jesus. Ofereceram o melhor para Jesus. Presentes que além de caros, tinham um profundo significado que talvez nem os magos soubessem: o ouro simbolizava a realeza de Jesus, o incenso simbolizava que Jesus é o Filho de Deus, a mirra simbolizava a morte de Jesus por nossos pecados.

Natal é tempo de celebrar o nascimento de Jesus. É tempo de celebrar o aniversário de Jesus. O que você dará ao aniversariante? Você fará algum voto? Cumprirá alguma promessa? Fará algum sacrifício?

Acho que não é isso o que Jesus quer. Não, Ele quer seu coração. No livro de Provérbios, Deus pede cerca de 70 vezes o nosso coração. O que isto significa?  Significa que Jesus quer que nossa vida. Significa que nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossa casa, nossos filhos, nosso tempo, etc, sejam prioritariamente Dele.

Que tal alegrar a Jesus neste Natal consagrando a Ele sua vida? Um Feliz Natal a você!