Não temerei mal nenhum

Publicado em: 16 de julho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1236

Tags:

Quando pensamos nos reveses da vida, sempre achamos que eles podem acontecer com outros e nunca conosco. É comum ouvirmos frases do tipo: “Eu pensava que isto jamais fosse acontecer comigo” ou “jamais imaginaria passar por tal situação”. A Bíblia é clara em afirmar que os reveses da vida podem atingir a todos. A diferença é onde a nossa vida está alicerçada (Mt 7.24-27). Davi, ao afirmar “ainda que eu ande pelo vale” quer nos mostrar que ele não estava isento de passar por dificuldades. Sabia ele que, quaisquer que fossem suas lutas, não teria motivos para temer pois, Deus estava com ele.

Na Palestina, quando o pasto é castigado pelo inverno, o pastor sai em busca de uma nova pastagem, onde as ovelhas possam se alimentar. O pastor vai à frente das ovelhas. Ele subirá montanhas, enfrentará animais selvagens e também vales escuros. As ovelhas são míopes. Elas têm dificuldade em enxergar. Com o cajado na mão, o pastor vai batendo nas pedras indicando a direção às ovelhas em meio ao vale escuro.

Na escuridão do vale, as ovelhas se sentem seguras com a presença protetora do pastor. O bom pastor, se necessário for, dará a vida por elas. Ele não é como o mal pastor que abandona as ovelhas. A história da ovelha e do pastor é um paralelo da relação de amor entre Jesus, o Bom Pastor e nós (suas ovelhas). Por mais que seja difícil enfrentar o “vale escuro”, não precisamos temer. A presença protetora e consoladora de Jesus nos dá a direção.

Assim como Davi, você também pode declarar: “Ainda que eu passe por uma grave enfermidade, não temerei”; “ainda que eu passe por problemas financeiros, não temerei”; “ainda que eu enfrente problemas no casamento ou com meus filhos, não temerei”; “ainda que eu enfrente o luto na família, não temerei”; “ainda que as portas de trabalho estejam fechadas, não temerei”.

Deixe sua vida ser conduzida pelo Bom Pastor. Por mais que o vale seja escuro, com a presença do Bom Pastor você pode seguir em frente. Deus conhece “seus vales”, sabe o que você precisa, e está agindo em seu favor. Não temas e aquiete o seu coração.