Liberdade! Liberdade!

Publicado em: 13 de junho de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 785

Tags: , , ,

Liberdade, além de tema de novela (“Liberdade, liberdade”), volta e meia é tema preponderante na mídia como alvo de discussões, defesas, distorções, manifestações, protestos, revoluções, guerras.

– Cá entre nós, como é bom ser livre, poder expressar o que quiser, fazer o que quiser… Ops! Liberdade é isso mesmo?

Há quem conceitue liberdade como uma dádiva de Deus, que nos possibilita fazer quaisquer escolhas. Ok! Certo? Meio certo. Deus não deu liberdade ao homem e lhe disse: – Vá, faça o que quiser, até mesmo o que não deveria ser feito, o mal. Neste caso, poderíamos atribuir a Deus a autoria do mal, mesmo sendo ele o Supremo Bem. Que incoerência!

O que nos foi dado por Deus como bênção foi a liberdade para buscar o “bem”, o procurar, alcançar e praticar o “bem”. A busca pelo mal e sua prática, inclusive por meio da “liberdade de expressão”, quando ela é utilizada para defender o crime, a corrupção, imoralidade e licenciosidade, é coisa do pecado, o grande mal presente na alma humana.

Em nós, eleitos, a servidão da vontade ao pecado foi abolida por Jesus. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). Livres para fazer o quê? O “bem”! Para isso fomos restaurados à conformidade da imagem do Filho (Rm 8.29). Nesse sentido, Paulo disse aos gálatas: “Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne” (Gl 5.13a).

Faça o bem sempre, você tem liberdade pra isso. É pra isso que Deus lha deu.