Fé de Prata ou de Chumbo

Publicado em: 13 de novembro de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1178

Tags:

Moeda

2 Coríntios 13.5

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Paulo fez um importante alerta à igreja de Corinto. Paulo conclamou aos crentes de Corinto a se examinarem e provarem se realmente estavam na fé em Cristo Jesus (II Co 13.5). A palavra grega usada por Paulo para “provai-vos” é “dokimazo” que indica uma moeda que tinha sua autenticidade testada. No período do apóstolo era comum encontrar falsários que fabricavam moedas de chumbo como se fossem de prata.

A maneira encontrada para descobrir a farsa era jogar a moeda sobre o mármore. O som produzido do tilintar da moeda contra o mármore denunciava a autenticidade da mesma. Esta importante figura utilizada pelo apóstolo nos ensina que o cristão tem sua fé testada em meio às provações e tentações. O “barulho” que fizermos em meio às situações adversas indicará se a nossa fé é feita de chumbo ou de prata.

O “crente” com a fé feita de chumbo se deixa seduzir pelos manjares do mundo (Mt 13.22); o crente com a fé feita de prata se delicia nas coisas de Deus e foge do padrão do mundo (I Jo 2.15-17). O crente com a fé feita de chumbo se deixa seduzir pelas artimanhas de satanás (Mt 13.19); o crente com a fé feita de prata se sujeita a Deus e resiste a satanás (Tg 4.7). O crente com a fé feita de chumbo sucumbe em meio às perseguições (Mt 13.21); o crente com a fé feita de prata resiste bravamente aos opositores de Deus (Ap 12.11).

É tempo de examinar o coração e prová-lo. Será que a nossa fé é feita de chumbo ou de prata?