A Disciplina da Simplicidade

Publicado em: 19 de agosto de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1398

Tags: ,

Quando pergunto: você é uma pessoa simples?, muitos não conseguem me responder. Na cabeça de algumas pessoas, ser simples é sinônimo de ser pobre, ou se vestir mal, ou comer apenas o básico, ou mesmo falar tudo errado. Olhamos para um mendigo e pensamos: eis aí uma pessoa simples. Mas será essa a melhor definição? O mundo passou recentemente por uma revolução na área da informática e tecnologia. Chamamos de “a revolução do simples”. As páginas dá internet que mais são vistas são aquelas que chamamos de limpas e simples. Os aparelhos que compramos são aqueles com menos botões e que não precisam de muitas complicações para funcionar. Isso é o mundo dos negócios aprendendo que simplicidade é lucro.

Quando olhamos para nossa vida, porém, percebemos que estamos enredados por tantas complicações que necessitamos passar por essa revolução do simples. O que é ser simples a luz da Bíblia? Salmo 62.10; Provérbios 11.28; Lucas 16.13 e muitos outros textos das Sagradas Escrituras vão dizer que colocar nosso coração nos bens materiais e riquezas podem complicar, e muito, nossas vidas. Mas ao mesmo tempo a Bíblia jamais nos manda odiar nosso corpo ou as coisas que ele mesmo criou para nós (isso é filosofia ascetista). O equilíbrio está numa sabedoria muito simples: Busque primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas serão acrescentadas (Mateus 6.33).

Sendo assim, ser simples é reconhecer que tudo que temos vem de Deus. Não devemos nos preocupar em demasia nem ficar ansiosos por estas coisas, pois Deus cuida daquilo que nos concede. Ao mesmo tempo, aquilo que Deus nos concede continua sendo dele, e por isso deve estar à disposição dos outros. Isso é o princípio para uma vida Simples.