Primeiro Missionário Indígena da APMT, Evangeliza tribo Kulina, no Amazonas

Publicado em: 25 de fevereiro de 2024

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 102

Tags: , , , , , , ,

Ibijara, mais conhecido como “Bira”, nasceu em 1984 e é o primeiro missionário indígena da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais). Sua jornada espiritual começou aos 8 anos, quando teve seu primeiro contato com o evangelho através de missionários estrangeiros e familiares que o evangelizavam e alfabetizavam.

Bira e Família

Criado em uma região rodeada pela natureza amazônica, Bira enfrentava cheias anuais que transformavam o vale ao redor de sua casa em um grande lago. Nadando para atravessar o lago e não perder as histórias bíblicas que lhe eram contadas, Bira encontrava paz nas narrativas evangélicas, em contraste com as histórias assustadoras contadas por sua avó, uma pajé local.

Aos 14 anos, Bira já sonhava em se tornar missionário, sendo inspirado pelos primeiros missionários que chegaram à sua aldeia. Aos 18 anos, após estudar em um centro de treinamento missionário, ele retornou à sua aldeia para ajudar os missionários na tradução do Novo Testamento para a língua Kulina.

A busca por conhecimento levou Bira a Cruzeiro do Sul, AC, onde enfrentou dificuldades extremas, incluindo fome e doença, mas persistiu em seus estudos e fé. Eventualmente, ele conheceu sua esposa, Patrícia, e juntos serviram no AMI (Atendimento Médico Indígena) antes de se prepararem para ingressar na APMT.

Atualmente, Bira e Patrícia dedicam suas vidas à evangelização dos Kulina, um povo indígena da Amazônia. Para Bira, seu chamado é claro: “Quero continuar proclamando o reino de Deus para meu povo. Deus também fala a língua Kulina, conhece a cultura Kulina e há eleitos entre eles”.