JESSÉ, Helem e Rebeca Fogaça são missionários da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) e da Australian Society for Indigenous Languages (AUSIL – Em Português, Sociedade Australiana Para Línguas Indígenas). Atualmente, a Família Fogaça trabalha com a tradução da Bíblia no Timor-Leste, uma pequena ilha localizada no sudeste da Ásia. Na ilha há mais de 20 grupos etnolinguísticos distintos e apenas umas dessas línguas possui significativa porção do Novo Testamento. A Família Fogaça já finalizou a tradução do Evangelho de João e já está em andamento o trabalho de tradução do Antigo Testamento com a finalização do livro de Daniel e alguns salmos para o processo final de aprovação. No entanto, o foco da equipe de tradução para o Tétum Dili (lingua nacional e co-oficial de Timor Leste) será terminar a revisão do Novo Testamento para a sua impressão completa. Recentemente, a família de missionários está celebrando auxilio de Ray e Glenda Leach, missionários australianos aposentados, residentes na cidade de Melbourne.
Eles, com seus quatro filhos foram missionários por quase 40 anos na Papua Nova Guiné. Aos 70 anos de idade Ray e Glenda se voluntariaram a dedicar quatro semanas de trabalho em Timor-Leste. Ray, muito habilidoso, construiu uma cozinha e uma pequena sala de gravação na casa em que os Fogaça estão usando para trabalhar na tradução. Timor-Leste é um país de tradição oral, com um baixo índice de alfabetização, por isso, é de grande importância a construção da sala de gravação, para os missionários produzirem em áudio tudo o que traduzirem.
A presença de Glenda foi um refrigério para toda a equipe. Ela foi responsável por ministrar cursos de costura e gastronomia. Os Leachs planejam voltar em 2019, para ajudar os Fogaça a pintar a casa e no que for possível. Além do auxílio do casal australiano, a Igreja de Timor-Leste recebeu auxílio de uma igreja que se comprometeu a abençoar o povo timorense por meio de custeio da impressão do Breve Catecismo. Foram impressas três mil cópias do material para o curso em julho e foi realizada uma semana de treinamento para a liderança nacional das Igrejas timorenses. A Família Fogaça está no Brasil para uma temporada de visitas à família, check-up médico, fechamento de novas parcerias, revisão do Novo Testamento para a língua Tetum Dili e, é claro, descanso. Durante o período revesam hospedagem entre São Paulo e Brasília, visitando igrejas e parceiros para contar sobre a obra do Senhor em Timor-Leste.
COMO APOIAR A FAMÍLIA FOGAÇA
Caso você tenha interesse de receber notícias sobre o trabalho missionário realizado pela família Fogaça, interceder ou se tornar um parceiro em missão, contribuindo financeiramente para o custeio da tradução da Bíblia no Timor-Leste ou mesmo para realizar doações aos missionários, entre em contato através do e-mail jessefogaca@apmt.org.br ou helem_fogaca@sil.org. Você também pode obter mais informações através do site da APMT (www.apmt.org.br).
Com informações de: BRASIL PRESBITERIANO