IPB apoia famílias atingidas pelas chuvas no Sul

Publicado em: 14 de outubro de 2023

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 90

Tags: , , , , , , ,

A região do Vale do Taquari (100km da capital gaúcha) foi fortemente atingida pelas chuvas torrenciais que fizeram o nível do rio subir incríveis 29 metros durante a passagem de um ciclone no início de setembro de 2023. As cidades de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Muçum, prefiguram entre as mais atingidas da região. A destruição das cidades foi grande. Visitando as áreas críticas depois que o nível do rio baixou, podia-se constatar casas derrubadas, lama por todos os lados, inclusive no segundo piso das casas, lixo nos fios de alta tensão e nos postes (que ficam cerca de 7mts do chão. Daí pôde-se imaginar o nível das águas), o alargamento da margem do rio, destroços por todo lado que davam a impressão estar num país pós-guerra.

Em Lajeado existe uma IPB, que é um projeto de plantação da IP Canoas em parceria com o PMC (Plano Missionário Cooperativo da IPB). Através desta congregação iniciamos ações de socorro junto à comunidade local, levando as primeiras doações de roupas e alimentos.

Graças a solidariedade de vários irmãos voluntários, IPBs de várias regiões do Brasil e também da própria denominação através do CAS (Conselho de Ação Social), conseguimos receber recursos financeiros suficientes para aquisição de insumos específicos que foram (e ainda estão sendo) aplicados diretamente nas necessidades. 

Conheça algumas das ações que realizamos em Lajeado e Cruzeiro do Sul:

  • Aquisição de 150 cestas básicas para distribuição;
  • Aquisição de material de higiene e limpeza;
  • Aquisição de caixas de bíblias para distribuição juntamente com as demais doações;
  • Aquisição de roupas e calçados; 
  • Aquisição de móveis e eletrodomésticos básicos para famílias desassistidas;
  • Recuperação de uma escola com serviços de construção de muros, piso, limpeza e pintura para o retorno das aulas.

Através de um membro da igreja (Shaina Mittelstadt) que ensina nesta Escola em Cruzeiro do Sul, pudemos fazer um grande mutirão com cerca de 50 presbiterianos da IP Canoas e outras congregações que deixaram a escola em condições de retornar às aulas. Contratamos algumas caçambas de brita para espalhar no pátio, levantamos os muros caídos, pintamos a escola e lavamos tudo. Foi um dia memorável para todos que se sentiram úteis servindo. A diretora emocionada declarou nunca ter visto algo tão bonito: pessoas da igreja vindas de outros lugares para ajudá-los a reconstruir.

Através desta escola, queremos ajudar os alunos, pais e professores atingidos, levando a todos não apenas doações materiais necessárias, mas também apoio espiritual para que a cidade seja reestabelecida tendo Cristo como pedra angular, e o abalo psicológico dos moradores seja minimizado com a paz de Deus que excede a todo entendimento.

Em conversa com as autoridades locais, o Rev. Daniel Alves (pastor da IP Canoas) dispôs o Ev. Ademir (obreiro local) e os membros da congregação de Lajeado para serem o elo de ligação e apoio. O Procurador municipal – Sr Natanael agradeceu e pediu nosso apoio para levarmos até as famílias atingidas o apoio que somente a igreja pode dar: consolo, solidariedade e direção espiritual.

A recuperação desta região ainda vai demorar, mas a igreja está presente, procurando ajudar, na medida de suas forças, a reconstruir as cidades atingidas. Por isso, toda doação é bem-vinda, e à medida que recebemos apoio, temos ajudado mais famílias a reconstruírem suas vidas.

Nossa oração é que esta adversidade seja transformada por Deus numa oportunidade de semear o evangelho e plantar igrejas nesta região menos evangelizada do nosso país.

Aqueles que desejarem contribuir financeiramente com esta causa, podem fazê-lo depositando nesta conta designada especificamente para este fim: 

  • Banco: 290
  • Agência: 0001
  • Número da conta: 39612389-5
  • Tipo: Conta de pagamento
  • CNPJ: 15.210.813/0001-83
  • Nome: IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL EM CANOAS
  • Chave pix: ipcanoas@ipb.org.br

Deus abençoe a todos!

Texto do Rev. Daniel Alves, Pastor efetivo da IP Canoas e Presidente do Sínodo Sul do Brasil

Post Anterior:
Próximo post: