Igreja Presbiteriana da Bahia completa 150 anos

Publicado em: 14 de maio de 2022

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 315

Tags: , , , ,

A Igreja Presbiteriana da Bahia, organizada no dia 21 de abril de 1872 e hoje pastoreada pelo Rev. Josafá Vasconcelos, promoveu conferência e culto de gratidão a Deus por seus 150 anos de organização. O evento de 7 horas de duração foi realizado no Centro de Convenções de Salvador com mais de 4 mil pessoas. Outras 40 mil acompanharam a transmissão da APECOM pelo canal do YouTube da IPB, com retransmissão pela IPBTV e IP Bahia. Caravanas de cidades próximas compareceram. O técnico em edificações, Leandro Galdino, foi com um grupo de 30 pessoas de Camaçari. “É uma data extremamente importante, foi aqui que se originaram os trabalhos da nossa região”, reconhece. 

A conferência iniciou com o Rev. Arival Dias Casimiro, da IP Pinheiros, SP, que incentivou a igreja a avançar na proclamação da Palavra. O Rev. Jeremias Pereira, da Oitava IP de Belo Horizonte, falou sobre a importância da família no crescimento da igreja, incluindo um momento de oração por reconciliação nas famílias presentes. O Rev. Ronaldo Lidório, da APMT, abordou o resultado das ações missionárias da igreja.  O diretor executivo da LPC, Rev. Hernandes Dias Lopes encerrou abordando a necessidade do avivamento na igreja. “Sou muito grato a Deus por participar dessa comemoração. E falar de um tema tão importante quanto este foi uma efeméride”, comemora. 

O culto iniciou com Coral e Orquestra Sinfônica com cerca de 70 participantes. Pregou o presidente do SC/IPB, Rev. Roberto Brasileiro. “O SC/IPB tem um carinho especial pelo Nordeste porque daqui partiu muitas vezes a evangelização para vários lugares do Brasil”, reconhece. Com perspectiva de expansão na região, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Presb. Milton Flávio Moura, também compareceu. “É uma alegria estar aqui com os irmãos, um evento maravilhoso que nos inspira a seguir na obra missionária. O Mackenzie está olhando para suas expansões, para que levemos o evangelho por meio do Sistema Mackenzie de Ensino, que é um material confessional para educação das nossas crianças e das nossas famílias”, revela.

O Presb. Daniel Sacramento esteve à frente da organização das festividades do Sesquicentenário. “Nós sonhamos esta festa na certeza de que Deus é aquele que realiza todas as coisas em nós. E nós louvamos a Deus pela igreja ter se instalado aqui e ter alcançado tantas vidas ao longo de todos esses anos”, comemora.

Texto de Matheus Santos para o Brasil Presbiteriano