Qual a Importância da Reforma para nossas vidas hoje em dia?

Quando pensamos sobre Reforma Protestante, é indiscutível o valor que este evento do passado teve na História.

Mas você já se perguntou sobre qual a importância da Reforma em nossa vida hoje?

1. LEGADO

A maioria de nós não consegue mensurar, mas o mundo, como o conhecemos hoje, só é possível devido ao legado que este evento deixou nos âmbitos da educação, cultura, artes, economia, política, ciência e muitas outras áreas. 

Embora o secularismo tenha tomado conta do mundo atual, a existência deste mundo (onde as pessoas têm a possibilidade de discordarem umas das outras e até mesmo da religião), só é possível por conta da transformação trazida pela Reforma Protestante.

2. LEMBRANÇA

Desde os tempos bíblicos, uma das maiores preocupações dos apóstolos foi com a pureza da Igreja em sua doutrina e em seu proceder. É por isso que muitas das cartas do Novo Testamento foram escritas: lembrar as igrejas do caminho deixado por Jesus. Haverá momentos em que uma igreja será mais ou menos pura, a depender do quanto ela se dedica em obedecer aos ensinamentos de Cristo.

É por isso que um dos motes da Reforma Protestante é justamente “Igreja reformada, sempre se reformando”.

3. MISSÃO TRANSFORMADORA

Uma das principais preocupações dos reformadores sempre foi em deixar marcas e frutos para a vida comum das pessoas. Eles se envolviam não apenas em assuntos considerados “espirituais” ou “de ordem superior”, mas se envolveram a tal ponto com a sociedade de sua época que os frutos da teologia pública que fizeram e da sua ação social podem ser vistos até hoje.

Será que, hoje, temos o mesmo envolvimento com as necessidades do mundo à nossa volta?

4. PAIXÃO

Dentre os “5 solas da Reforma Protestante”, 3 dizem a respeito da paixão que devemos ter por Cristo, pela sua Palavra Revelada nas Escrituras, e pela Glória de Deus.

Vivemos tempos em que muitas igrejas têm sido tomadas pelo culto a personalidades, em que as pessoas estão cada vez mais apaixonadas por ícones da cultura, por si mesmas e pela glória deste mundo. 

E a Reforma nos convida a resgatarmos a nossa paixão por Cristo, pelas Escrituras e pela glória de Deus.

Texto do Rev. Alderi de Souza Matos

Post Anterior:
Próximo post: