O Aniversariante presente na Festa!

É meu amigo, já chegamos em Dezembro e o Natal está ai novamente. Natal este, que tem perdido seu foco em Cristo. Durante o último século, o comercio e a indústria do entretenimento usaram e tem usado fortemente a data para fins comerciais. Os presentes, enfeites e muitas outras coisas hoje caracterizam o Natal, que está secularizado. Mas é possível celebrar a data lembrando do que ela realmente significa. Reflita comigo sobre alguns elementos centrais que podem ajudar você a resgatar a essência desta data Cristã:

1. Celebre o Nascimento de Jesus: “O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2.10-11

Este é o primeiro elemento e o mais importante. De nada vale nos reunirmos em família para comer e celebrar o nascimento de Cristo, se o aniversariante não estiver “presente” na festa. Deus se encarnou na forma humana, se fez igual a nós, e buscou se relacionar conosco. Então é importante que você dedique um tempo para que o Aniversariante possa falar com você e sua família através de:

  • Adoração: Celebre o Natal em um espírito de adoração comunitária. Isso pode incluir momentos de oração em família, compartilhamento de refeições, cânticos e músicas que enfatizem a essência do nascimento do Deus Menino. A fé pode e deve ser vivida e compartilhada na comunidade.
  • Leitura e Reflexão Bíblica: Meditar nas passagens bíblicas que narram o nascimento de Jesus, ajudam a manter o foco no significado espiritual do Natal, bem como cumpre uma função didática para os demais que participam da festa. Eles também podem relembrar junto com você. 
  • Compartilhamento do Evangelho: Use a temporada de Natal como uma oportunidade para compartilhar a mensagem do Evangelho com amigos e familiares. Isso pode ser feito de maneiras simples, como contar a história do nascimento de Jesus e destacar o significado salvífico deste evento.

2. Ênfase na Graça e Salvação: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos.”Tito 2.11 

A graça divina e da salvação, estão representadas no ato do nascimento de Jesus. O Natal é visto como o início da história da redenção, destacando o amor de Deus manifestado no envio de Seu Filho para a salvação da humanidade.

3. Simplicidade: “Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Lucas 2.7

O Deus menino nasceu em circunstâncias muito humildes. Para celebrar o Natal, você não precisa de uma grande Festa, decorações ou um cardápio especial. O aspecto espiritual é muito mais importante que o excesso de ênfase em elementos seculares ou comerciais da temporada. O objetivo é manter a centralidade de Cristo na celebração, então a boa notícia é que você não precisa de muitas coisas para celebrar!

4. Compartilhe a Graça: “— O meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu os amei.” João 15.12

Você também pode demonstrar o Amor de Deus de forma prática ao se envolver em atividades de serviço ao próximo. Muitas Igrejas ajudam os necessitados a terem ao menos uma refeição neste dia. Que tal se organizar e compartilhar algo com quem mais precisa? Temos sido muito abençoados por Deus com sua palavra, com suas dádivas e com muitas outras coisas. Mesmo que você acha que não seja muito, o simples gesto de compartilhar um pouco de alimento pode fazer a diferença.

Que Deus abençoe a você neste Natal e você também possa compartilhar esta bênção com muitas pessoas!