Josias, um Rei Zeloso pela Lei de Deus

Publicado em: 24 de março de 2024

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 65

Tags: , , , , , , ,

O Rei Josias foi um dos reis de Judá. Ele reinou em Jerusalém de aproximadamente 640 a.C. a 609 a.C. Josias é conhecido por ser um dos últimos reis piedosos de Judá e por suas reformas religiosas. Ele ascendeu ao trono com apenas oito anos de idade, após a morte de seu pai, o Rei Amom, que foi assassinado.

Josias, conduziu a nação em uma profunda reforma religiosa, na qual ele buscou eliminar a idolatria e restaurar a adoração ao Deus de Israel. Isso incluiu a restauração do Templo em Jerusalém e a redescoberta do Livro da Lei (possivelmente uma parte do livro de Deuteronômio), que havia sido negligenciado por muitos anos. Josias renovou o pacto com Deus conforme descrito na Lei e buscou seguir os mandamentos e preceitos nela contidos. Algumas das principais características de liderança atribuídas a ele incluem:

Apego a Deus: Josias é conhecido por ter promovido uma grande reforma religiosa em Judá, buscando restaurar o culto verdadeiro a Deus e livrar o reino da idolatria e da corrupção religiosa. “Fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.” (2 Reis 22:2). Assim como Josias, os líderes cristãos devem colocar a busca de uma relação profunda com Deus acima de tudo. Será que Deus poderia dizer a seu respeito que você fez o que era reto perante Ele? 

Zelo pela Lei: Ele empreendeu uma busca pela verdadeira adoração a Deus, promovendo a observância da Lei de Moisés e a renovação do pacto entre o povo de Israel e Deus. “Porque não se fez semelhante a ele, antes ou depois dele, que se convertesse ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças, conforme toda a lei de Moisés; nem depois dele se levantou outro igual.” (2 Reis 23:25). Como líderes Cristãos, precisamos seguir o exemplo de Josias em promover a leitura e a obediência à Palavra de Deus dentro e fora da Igreja. 

Liderança espiritual: Josias liderou pelo exemplo, buscando uma relação pessoal com Deus e incentivando outros a fazerem o mesmo. Sua liderança espiritual influenciou profundamente a nação. “E pôs-se o rei no seu lugar, e fez aliança perante o Senhor, para andar seguindo ao Senhor, e para guardar os seus mandamentos, os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração, e com toda a alma, para confirmar as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve de acordo com a aliança.” (2 Reis 23:3). Assim como Josias liderou pelo exemplo, os líderes cristãos devem ser modelos de fé, humildade e obediência a Deus.

Humildade: Apesar de ser um rei poderoso, Josias é lembrado por sua humildade diante de Deus e seu desejo de buscar orientação divina para liderar seu povo. 2 Reis 23:25, o texto que já vimos acima, vemos a Bíblia demonstrando que Josias se converteu de tal maneira que não houve nenhum antes ou depois dele se comparasse a ele. Apesar de ocupar uma figura proeminente dentro da nação, ele reconheceu a importância da humildade diante de Deus e esteve disposto a se arrepender de qualquer desvio do caminho de Deus.

Essas características destacam Josias como um líder que foi usado por Deus para uma importante missão na história de Israel, lembrado por sua devoção a Deus e seu compromisso com a justiça e a retidão.