Éfeso, aquela que perdeu o primeiro amor

Publicado em: 23 de julho de 2023

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1141

Tags: , , , , , ,

A cidade de Éfeso era a mais importante da província romana da Ásia. Com cerca de 250.000 habitantes, Éfeso era famosa por abrigar o culto a Diana, considerada a deusa da fertilidade (At 19.27). É neste contexto de idolatria que estava inserida a igreja de Éfeso. O SENHOR JESUS conhecia a igreja de Éfeso e o que se passava no coração de cada um dos crentes.

A igreja de Éfeso era marcada pela perseverança e por não tolerar falsos mestres (Ap 2.2). Esta igreja também não tolerava os ensinos dos nicolaítas, grupo herético que pregava o gnosticismo (Ap 2.6). A igreja de Éfeso era forte doutrinariamente e perseverante em meio ao contexto de opressão do Império Romano. Porém, manter-se firme e motivado num contexto de opressão não é tarefa fácil e a igreja acabou por perder o primeiro amor.

Alguns cristãos de Éfeso perderam a vontade de orar, ler a Palavra, cultuar a Deus e manter-se firmes na fé. Você talvez esteja assim. As provas em sua vida têm minado suas forças. Você perdeu a alegria de servir a Deus e abandonou o primeiro amor? Perdeu também o desejo de orar, ler a Bíblia e ir à igreja? Assim como Deus desafia a igreja de Éfeso a voltar ao primeiro amor (v.4), Ele desafia você a fazer o mesmo.

É hora de voltar às práticas devocionais, voltar à igreja e buscar a renovação do SENHOR. Em Deus você encontrará forças para continuar (Is 40.31).