Conquistas da Reforma

Em nosso último carrossel vimos como a reforma alemã impactou o mundo, e falamos das bandeiras levantadas pelos reformadores (os 5 solas). Hoje, olharemos para as seguintes questões: O que aconteceu depois de Lutero? Quais foram as conquistas do movimento?

É importante lembrarmos que a Reforma Protestante não foi um evento isolado, mas um conjunto de eventos simultâneos. Podemos então falar de Reformas Protestantes (no plural).

Alguns movimentos importantes de se destacar são a Reforma em Zurique (Suíça), com Ulrico Zuínglio; o movimento radical dos anabatistas (também iniciado em Zurique, se espalhando logo para Alemanha e Áustria); a Reforma em Genebra (Suíça) – primeiro com Guilherme Farel, depois com Calvino; a reforma em Estrasburgo (antes Alemanha, atualmente na França) – com Martin Bucer; a Reforma Inglesa – desce o pré-reformador John Wycliff, até o tradutor da Bíblia William Tyndale, e posteriormente os refugiados de Genebra.

Há também Alguns movimentos importantes que merecem destaque, como a Reforma Francesa – protagonizada pelos huguenotes; a Reforma nos Países Baixos (Bélgica e Luxemburgo permaneceram católicas, e Holanda se tornou protestante) – foi da Igreja Reformada Holandesa que surgiu no século 17 os Cânones de Dort (conhecidos como 5 pontos do Calvinismo).

Outra reforma importante foi a que aconteceu na Escócia. Homens de Deus, como Patrick Hamilton e George Wishart, ajudaram a difundir o protestantismo no país, mas acabaram sendo martirizados. Porém, em 1559, John Knox voltava ao país. Ele tinha ido estudar em Genebra, e ali foi discípulo de Calvino. Quando regressou à Escócia, Knox trabalhou incansavelmente para difundir as ideias protestantes até que, em 1560, o parlamento do país criou a Igreja da Escócia, que seria conhecida como Igreja Presbiteriana.

À medida que as Reformas Protestantes avançavam territorialmente, todo o continente europeu experimentou uma transformação radical não só no mundo religioso, mas também na cultura, nas artes, na política, na educação, na economia e a ciência. O mundo moderno só é possível por conta da Reforma Protestante.

Vale listar aqui algumas conquistas.

1. A visão de dignidade humana (por conta da Imago Dei – todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus, por isso, merecem dignidade). Após longos processos históricos, esta semente geraria frutos como:

  • A possibilidade da criação de um sistema de educação pública;
  • A valorização da figura da mulher;
  • A influência na abolição da escravatura;
  • A diminuição do tráfico humano e da prostituição;
  • A luta contra o genocídio de crianças e de pessoas com deficiência.

Documentos como a Declaração Universal de Direitos Humanos só são possíveis por conta desta visão.

2. A doutrina do sacerdócio universal de todos os crentes (não precisamos mais da mediação de sacerdotes ou papas).

3. Ênfase na liberdade de consciência (ninguém deve ser obrigado a agir contra aquilo que sua consciência acusa ser o certo).

3. Separação entre Igreja e Estado.

4. Tradução da Bíblia para diversos idiomas (a leitura e a interpretação da Bíblia deixam de ser exclusivas ao clero e a tradição, estando disponível a todos).