Prepare-se para ser usado por Deus

Publicado em: 11 de março de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1536

Tags:

Image by StockSnap on Pixabay

A carta de I Pedro é uma carta de encorajamento. Escrita para irmãos na fé que se encontravam em situações difíceis, o apóstolo Pedro, conhecido como apóstolo da esperança desafia seus leitores a viver em santidade em tempos de adversidade. Testemunhar de Cristo em tempos de bonança é fácil, em tempos difíceis nem tanto. A primeira recomendação no capítulo 1.13 é que os cristãos cingissem o entendimento. Afinal, o que o apóstolo queria dizer com tal afirmação?

Pedro usa no texto a imagem das pessoas que usavam longas roupas no Oriente. Estas roupas, quando soltas e atingidas pelos ventos, esvoaçavam e atrapalhavam a execução de uma tarefa. Era necessário então, cingir a roupa, amarrá-la com um cinto para que ela ficasse firme e não atrapalhasse a execução de uma tarefa. Para Pedro, cingir o entendimento significa ser firme doutrinariamente e não viver um cristianismo superficial. Significa estar preparado para todo aquele que pedir razão da fé em Cristo (I Pe 3.15). Significa não ser levado por ventos de doutrinas estranhas.

Significa estar firmado em Cristo, mesmo quando as notícias não são boas. É entender que por mais que a situação seja adversa, Deus está no controle de toda a situação e tem o melhor preparado para aqueles que o amam (Rm 8.28). Cingir o entendimento significa que viver neste mundo nunca será fácil, mas que apesar das situações adversas, fomos chamados para anunciar as boas novas de Cristo para um mundo em trevas.