O Benefício das Tribulações

Publicado em: 29 de janeiro de 2018

Categorias: Devocionais

Visualizações: 2723

Tags:

Tiago 1.2-4

2 Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,

3 sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança.

4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.

Enfrentar tribulações não é nada agradável. Quando estamos no “olho do furacão” de uma prova é difícil enxergar algo positivo. Por mais difícil que seja, a tribulação na vida do cristão visa o fortalecimento espiritual, o aprimoramento da fé e o lapidar do caráter. A palavra tribulação tem origem na palavra latina “tribulum”. O “tribulum” era um instrumento de madeira coberto de cravos usado pelos agricultores para, por exemplo, separar a palha do milho.

Com força o agricultor batia a espiga no “tribulum” até separar completamente a palha do grão. A tribulação é o “tribulum” de Deus. Ela é o instrumento de Deus para nos limpar de toda soberba, arrogância e empáfia. Ela é o instrumento do ETERNO para que nos voltemos a Ele em total dependência. Tiago afirma que devemos ter alegria aos passarmos pelas provas (Tg 1.2).

Tiago não quer dizer que devemos nos alegrar com a dor provocada pelas provas, mas sim, pelo resultado que elas produzem na vida do crente (Tg 1.3-4). Se você está sendo provado neste momento, conte com minhas orações.