Coração de Pedra

Publicado em: 29 de janeiro de 2022

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 384

Tags: , ,

O Livro do Êxodo, nos capítulos dedicados a contar a história das pragas enviadas por Deus para conduzir o seu julgamento ao Egito, menciona que Faraó Endureceu ou teve o seu coração Endurecido por Deus. Mas o que isso exatamente significa? Há três palavras hebraicas para indicar o endurecimento do coração de Faraó nas Sagradas Escrituras.

  • “Hazaq” – esta palavra é apresentada nas seguintes passagens bíblicas (Êxodo 4.21; 9.12; 10.20; 10.27; 11.10; 14.4; 14.8; 14.17). Esta palavra indica que o Senhor faria com que o coração do faraó ficasse “firme”.
  • “Qashah” – encontrada em Êxodo 7.3, é esta palavra indica que o Senhor faria com que o coração do faraó ficasse “duro” ou “insensível”.
  • “Kabed” – esta palavra encontra-se em Êxodo 10.1, e significa que Deus fez com que o coração de faraó ficasse “pesado” ou insensível à influência divina.

As 10 pragas no Egito foram um duro golpe de morte em cada divindade egípcia, mas não apenas isso. Foi também uma oportunidade para Faraó e o povo egípcio se quebrantarem e voltar-se para o Deus de Israel. O sofrimento é a pedagogia de Deus para quebrantar o coração endurecido, porém, nem todos se quebrantam perante o Eterno (observe Ap 9.20-21).

Ao enviar as cinco primeiras pragas, vemos na Bíblia que o coração de Faraó é que se endurece”; (cf.Êx 7.22; 8.15; 19; 32; 9.7). Após a sexta praga, a situação se inverte. Vemos que Deus endureceu o coração de Faraó (Êx 9.12; 10.1; 20; 27; 11.10; 14.4; 8; 17) ou o torna pesado, cf. a palavra hebraica “Kabed” encontrada em (Êx 10.1). Esta palavra é uma mensagem de condenação ao poderoso Faraó.

Para os egípcios acostumados às várias divindades de sua mitologia, a mensagem de Deus a Faraó é clara: tornar pesado o coração de Faraó significa não existir mais possibilidade de salvação para o rei do Egito. Hoje, vivemos o chamado período da graça.

É tempo de voltar-se para Deus em arrependimento, lágrimas e súplicas. A mensagem da carta aos Hebreus é clara: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.8). Tomemos o cuidado de não termos um coração obstinado e rebelde, como foi o de Faraó, que nos afaste do Deus Vivo (Hb 3.12).