A Manjedoura e a Cruz

Publicado em: 10 de dezembro de 2018

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1922

Tags:

José foi carpinteiro e provavelmente fez um bercinho para Jesus. No entanto, Deus quis que Ele, ao nascer, fosse colocado numa manjedoura, se tornasse homem e morresse numa cruz.

Há muitas ligações entre a manjedoura e a cruz. A manjedoura testemunha o nascimento do Salvador em nossa história, a cruz fala da Sua morte em nosso lugar. Ambas testificam que a humanidade rejeitou o Salvador. Cristo nasceu numa estrebaria porque não havia espaço para Ele na cidade. E a cruz representa toda a vergonha da condenação social.

                Quem fez a manjedoura jamais imaginou que ela, um dia, abrigaria o Messias tão esperado. As mãos que a serraram e pregaram, tremeriam de medo e pavor, se soubessem. E quem fez a cruz, um operário da morte, um servidor do mundo, jamais pensou que por meio dela se daria a redenção de nossas vidas.

A cruz e a manjedoura não eram objetos nobres, não tinham beleza nem valor, jamais seriam vistas em castelos ou mansões, mas serviram à sagrada missão do Rei dos reis. Nem a cruz nem a manjedoura foram compradas, mas usadas como sinais de favor e graça. É tempo de Natal, de presépio, de Jesus menino na manjedoura. Mas é tempo de saber, que a alegria do Natal se torna madura e completa na dor da cruz, porque para isso o Filho de Deus veio ao mundo.

Extraído: Cada Dia Natal, vol.XVI, nº 12.