Pesquisas dizem que America Latina terá 50% da população evangélica até 2030

Publicado em: 26 de setembro de 2022

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 37

Tags: , , , ,

Pesquisas recentes afirmam que haverá um aumento de 25% para 50% de evangélicos na latinos até 2030. De acordo com o Censo de Religião Americana de 2020, os evangélicos se identificam mais com os republicanos (partido de direita americano), do que os católicos.Os latinos que se identificam com o catolicismo caíram de 57 para 47% em 2018 e 2019, respectivamente.

O pastor Samuel Rodriguez Jr, líder evangélico de igreja hispânica nos EUA, afirma que os protestantes latinos estão cada vez mais saindo do Partido Democrata (ideologicamente de esquerda) por conta de seus posicionamentos sociais e econômicos. Acadêmicos concordam com a visão do pastor. Um estudo publicado esse ano do sociólogo Gerardo Martí afirma que os protestantes latinos

“Acho que veremos mais pessoas que vêm de uma formação evangélica ou pentecostal latina muito forte, que estão se movendo para posições de liderança”, disse Jonathan E. Calvillo, professor assistente da Escola de Teologia Candler na Emory University, em entrevista a Axios. Em suma, 33% dos protestantes latinos e 41% dos católicos se identificam como democratas. Já outros 42% dos católicos e protestantes dizem que são politicamente independentes.

CRESCIMENTO SAUDÁVEL OU INCHAÇO?

Muitas estatísticas e estudos levam em conta apenas a tendência dos números que as Igrejas evangélicas vem apresentando em toda a América latina, sem qualquer análise qualitativa da expansão deste “Evangelho”. Pois é bem comum vermos em geral um grande avanço de denominações cujo a teologia central está voltada a prosperidade ou mais recentemente as denominações que apresentam os “Pastores Coaches”.

Mais do que nunca a Igreja precisa crescer pela pregação do Evangelho de Cristo, e ser marcada pelo arrependimento do pecado e da conversão de vida, para que os crentes, mas do que simplesmente encherem um edifício, possam mudar os rumos que o nosso mundo tem tomado.

Se o crescimento vier acompanhado de mudança de comportamento, ideias e estilo de vida, tal como disse o Senhor “pelos frutos conhecereis a arvore”, certamente a Igreja de fato estará cumprindo o seu papel neste mundo. O crescimento que vem por outra via, apenas numérico, mas sem mudança de vida, não é crescimento, é inchaço!

Via Gospel Prime, com Adaptações de Alex Igor Santos, ao portal Bela Jerusalém e Boletim