Esmirna, uma Igreja Pobre, mas Fiel

Publicado em: 30 de julho de 2023

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1723

Tags: , , , ,

A cidade de Esmirna era a a mais bela da Ásia Menor. Cidade comercial, abrigava o principal porto da Ásia. A cidade de Esmirna foi fiel a Roma. Esta importante cidade foi fundada como colônia grega pelos  lídios em 600 d.C.Foi no ano 195 d.C. que Esmirna erigiu um altar à deusa Roma. Jesus conhecia a tribulação e pobreza vivida pelos cristãos de Esmirna. Pobres materialmente, estes cristãos eram perseguidos pelos judeus chamados no texto de “sinagoga de satanás”(2.9). A arma principal deste judeus era a difamação.

Os cristãos de Esmirna eram acusados de deslealdade, de praticarem o canibalismo na ceia do Senhor, ateísmo, divisores de família e deslealdade a Roma. Mesmo enfrentando pobreza intensa e perseguição, os crentes de Esmirna permaneciam firmes na fé. Eles preferiam morrer por Jesus a negarem sua fé (2.10). Duas recomendações são feitas por Jesus: 1) Não temas as coisas que tem de sofrer (2.10); 2) Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (2.10). A lição que fica no texto é que devemos ser fiel a Deus mesmo que isto nos custe o trabalho, o namoro, o sucesso, a fama ou a própria vida. A promessa ao vencedor (fiel a Deus) é que de forma nenhuma sofreria o dano da segunda morte, ou seja a condenação eterna (2.11).

Nos dias de hoje há muitas igrejas espalhadas pelo mundo que sofrem severas perseguições. Ainda hoje há igrejas que não têm bíblias para estudar. Ouvi a história de um pastor que decorou 500 versículos porque sua comunidade não tinha acesso à Bíblia. Com estes 500 versículos decorados, ele ensinava os fiéis da igreja. Outro caso que me chamou a atenção foi de uma igreja que de tão pobre, não tinha condições de comprar elementos da Ceia e para celebrá-la, o faziam de forma imaginária. Esmirna é o caso de uma igreja que mesmo pobre materialmente era amada por Deus.

Esta igreja nos ensina que Deus não se preocupa com a aparência nem com nosso poder financeiro. Ele olha o nosso coração e a fidelidade. Não basta uma igreja ter bancos de primeira qualidade, ar condicionado, os melhores instrumentos e a melhor estrutura se a fidelidade a Deus é algo distante. Que Deus nos ajude a sermos fiéis a Ele independente daquilo que temos e somos.