As lições do Fracasso

1952-208, Moses and Joshua in the Tabernacle, Artist: Tissot, Photographer: John Parnell, Photo © The Jewish Museum, New York

No Estudo anterior, vimos como ocorrera a Vitoria de Israel em sua primeira Batalha pela conquista da Terra Prometida. De forma extraordinária, o Senhor ajudara o seu povo a entrar em Jericó e conquistar a cidade. A Batalha de Ai, no entanto, foi retratada como um Fracasso. Vejamos algumas lições que podem ser extraídas do texto:

Rebeldia e Desobediência

No capítulo 7 do livro de Josué, testemunhamos o impacto da desobediência de Acã e seus efeitos sobre toda a nação de Israel. A desobediência de um indivíduo afetou toda a comunidade, trazendo a quebra da Aliança entre Deus e o Povo. Deus fez promessas, mas por parte do povo também haviam obrigações para com Deus.

Acã, apesar de pertencer à comunidade eleita, sucumbe à ganância e desobedece aos mandamentos divinos, sendo rebelde ao que Deus havia ordenado a Josué (destruir tudo o que houvesse em Jericó). Nesse ponto, percebemos que a eleição não isenta os escolhidos da responsabilidade pessoal. A história de Acã destaca que, mesmo fazendo parte do povo eleito, cada indivíduo é responsável por suas escolhas, e a eleição não elimina a necessidade de obediência.

Centralidade de Deus x Centralidade no Homem

A queda de Jericó não foi apenas resultado das habilidades militares de Israel, mas principalmente da vontade soberana de Deus. Como visto anteriormente, Jericó estava mais bem preparada para a Guerra que Israel. Mas o Senhor entregou a cidade fortificada nas mãos dos Israelitas. Ao olharmos no entanto o verso 3, vemos que os espias enviados por Josué, recomendaram que nem todo o povo subisse para a batalha, algo que aparentemente Josué concordara.

A ordem desde o principio era que todo o povo lutasse junto, porém aqui a falsa sensação de segurança causada por uma vitória fácil, fez o povo começar a confiar na força humana. Vemos que Josué ao questionar a Deus o porque da derrota, ele fica surpreso ao ser informado do pecado no meio do Povo. Se Josué tivesse buscado a orientação de Deus antes da Batalha, a situação não poderia ter sido diferente? Será que o pecado não teria sido identificado antes e a purificação conduzida entre o povo?

Arrependimento e Restauração

O povo se viu desesperado pela derrota e se deu conta de sua incapacidade de vencer sem a ajuda do Senhor. Josué e os Anciãos do Povo se prostraram perante a Arca da Aliança, e jogaram pó em suas cabeças em sinal de tristeza profunda pela derrota. Ali então o Senhor revela o motivo da derrota: o Pecado. Pecado este que replicou o modelo do Eden. A resposta de Acã, no texto original é bem similar a resposta que Eva da a Deus quando questionada sobre porque comeu do fruto proibido (Viu, Desejou e Tomou).

Sua confissão publica, revela o reconhecimento do domínio de Deus. Acã sofreu as consequências do pecado. Porém isso foi necessário para a restauração da Aliança, destacando a obra soberana de Deus em trazer reconciliação mesmo diante das consequências do pecado. Essa narrativa ressalta a importância do arrependimento como resposta à soberania de Deus, mostrando que a restauração vem por meio da graça divina.

Este episódio nos lembra sobre a onipotência, onisciência e onipresença de Deus e sua soberania sobre todas as coisas. Também nos lembra da responsabilidade humana mesmo na eleição divina. Nos lembra da necessidade de buscar a orientação divina antes das decisões mais importantes e da importância do arrependimento como caminho para a restauração na relação com o Criador.