Estude o texto bíblico de Apocalipse 11.3-14
Os capítulos 10 e 11 o Apocalipse funcionam como um interlúdio. Eles funcionam como uma preparação para a sétima trombeta. O capítulo 11 é polêmico e possui várias interpretações. O rev. Hernandes Dias Lopes em seu comentário sobre o Apocalipse destaca algumas interpretações sobre as duas testemunhas:
1.INTERPRETAÇÃO LITERAL DE DOIS HOMENS.
Enoque e Elias pelo fato de não terem experimentado a morte ou a mais comum Moisés e Elias.
2.INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA.
O que João vê na verdade são dois homens com características semelhantes a Moisés e Elias.
Elias é representado nos versos 5 e 6 e Moisés é representado no verso 6b.
3. AS DUAS TESTEMUNHAS REPRESENTAM O VELHO E O NOVO TESTAMENTO
Esta tese é defendida por Martin Lloyd-Jones.
4. AS DUAS TESTEMUNHAS REPRESENTAM O TESTEMUNHO DA IGREJA
Esta tese é defendida por William Hendriksen. Moisés e Elias (lei e os profetas) representam toda a igreja. Essas duas testemunhas representam o povo de Deus na terra.
COMO É CHAMADO O POVO DE DEUS NO APOCALIPSE?
O povo de Deus possui vários nomes no Apocalipse. Dentre eles: doze tribos, sete candeeiros, reis e sacerdotes, noiva do Cordeiro, Jerusalém celestial. Nos capítulos 10 e 11 do Apocalipse o povo de Deus é chamado de Santuário de Deus e Duas Testemunhas. Observe que Cristo usou como método para a pregação da Palavra de Deus no mundo as duas testemunhas (cf. Lc 10.1). Portanto, podemos afirmar que é mais plausível afirmar que as duas testemunhas representam o povo de Deus aqui na terra.
AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CANDEEIROS (11.4)
O livro do Apocalipse cita mais de 400 vezes o Velho Testamento. As imagens das duas oliveiras e dos dois candeeiros são retiradas do livro de Zacarias (11.4). Josué e Zorobabel foram aqueles que anunciaram a Palavra no poder do Espírito para restaurar a Israel. Portanto, estas duas oliveiras e candeeiros são símbolos da Palavra de Deus, proclamada pela igreja.
FATOS IMPORTANTES QUE OCORRERÃO COM A IGREJA
1) O testemunho da Palavra de Deus será cumprido fielmente – v.7
As testemunhas serão preservadas até cumprirem a missão da pregação do evangelho. Mt 24.10-14 afirma que após o cumprimento da missão virá o fim.
2) O anticristo se levantará contra os cristãos – v.7b
As Escrituras afirma que o espírito do anticristo sempre esteve no mundo (I Jo 2.18-22). Ele é chamado de homem da iniqüidade (II Ts 2.3-9). O anticristo fará oposição contra os cristãos (Ap 13.7). O anticristo também será adorado com um deus (Dn 9.27; Ap 13.8). Haverá grande matança contra os cristãos e a o povo de Deus parece que será derrotado.
A igreja sofrerá, mas continuará indestrutível e os crentes, ao morrerem, vencerão o diabo e o anticristo (cf. 12.11). Isto porque a vitória do anticristo e seus seguidores será passageira (11.8-11). A cidade apresentada no v.8 é simbólica. Ela representa todas as nações e povos que se voltam contra Deus e Sua igreja. O mundo irá festejar o massacre da igreja achando que se livrou da mensagem do evangelho (11.10). Porém, Deus irá mostrar o Seu poder e restaurará a igreja, mostrando a alegria transitória de seus perseguidores.
3) O arrebatamento e ressurreição da igreja (11.11-12)
A igreja que experimentou a perseguição, agora experimenta a ressurreição e o arrebatamento. Na segunda vinda de Cristo, a igreja será restituída à vida e gozará da vida eterna com Deus. Para os ímpios, a oportunidade passará.
A vinda de Cristo e a ascensão da igreja serão visíveis a todos (1.7 e 11.12). Observe também os textos de I Ts 4.16-17; I Co 15.52.
4) O terror indescritível dos ímpios (11.13-14)
Por fim, vemos Deus fazendo Sua justiça. Aqueles que seguiam o anticristo e se alegravam com o sofrimento dos cristãos, agora sofrem com o juízo de Deus. Fp 2.9-11 afirma que todo o joelho se dobrará. Os seguidores do anticristo forçosamente dará glória a Deus, não por arrependimento, mas por medo.
BIBLIOGRAFIA
- Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo e Barueri, Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
- KEENER, Craig S. Comentário Bíblico Atos do Novo Testamento. Belo Horizonte, MG: Editora Atos, 2003.
- KISTEMAKER, Simon. Apocalipse. Comentário do Novo Testamento. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2004.
- LEONEL . João. Apostila sobre o Apocalipse. Itapetininga, 12 de maio de 1996.
- LOPES, Hernandes Dias. Apocalipse, o Futuro Chegou. As Coisas que em Breve Devem Acontecer. São Paulo: Hagnos. 2005.
- SHEDD, Russel P. Bíblia Vida Nova. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova e Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
- WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico do Novo Testamento. Vol. II. Santo André, SP: Geográfica Editora, 2006.